Panorama do Agronegócio do Oeste da Bahia é apresentado durante I Dia de Campo Bahia Farm Show

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Panorama do Agronegócio do Oeste da Bahia é apresentado durante I Dia de Campo Bahia Farm Show

Como o objetivo de mostrar as potencialidades e desafios do agronegócio do Oeste da Bahia, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) preparou na última quinta-feira (9) o I Dia de Campo Bahia Farm Show. Destinado, nesta primeira edição para jornalistas de veículos de comunicação com abrangência nacional, o evento possibilitou a troca de informações e reforçou a importância do Oeste da Bahia no panorama do agronegócio brasileiro, atualmente posicionado entre os cinco maiores produtores de soja do País, e com a segunda colocação na produção de algodão.

A primeira estação do Dia de Campo apresentou o “Panorama do Agronegócio do Oeste da Bahia”. O vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, falou sobre culturas praticadas na região, expectativa para a safra 2014/15, potencialidade, carências e desafios da região. Segundo ele, o Oeste da Bahia possui 2,7 milhões de hectares cultivados e que a expectativa para a safra atual é de que sejam colhidas 8,6 milhões de toneladas de grãos e fibras. “Com a tecnologia e adoção de sementes resistentes aliadas ao combate às pragas, ainda há muito a se avançar. Nossa produtividade vem crescendo muito mais do que a área produzida”, defende.

Já o coordenador do Grupo Técnico do Programa Fitossanitário do Oeste da Bahia, Celito Breda, que ministrou a segunda estação com o tema “Fitossanidade no Oeste da Bahia”, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos produtores para combater pragas como Bicudo, Helicoverpa e Mosca Branca, que vem tirando a rentabilidade da produção agrícola da região. “Na safra 2012/13, a Helicoverpa chegou a gerar prejuízos de oito sacas por hectare, quantidade que caiu para apenas duas sacas em função de um melhor controle biológico, através do Programa Fitossanitário”, disse Breda.

Na última estação, o tema foi “Irrigação no Oeste da Bahia” ministrado pelo diretor de Águas e Irrigação da Aiba, Cisino Lopes. Ele apresentou a composição do polo de irrigação da região, falou sobre a importância das outorgas, a eficiência da irrigação e as perspectivas de crescimento da área irrigada no Oeste da Bahia. De acordo com os dados apresentados por ele, de toda a área plantada no oeste da Bahia, apenas 7% utiliza a irrigação.Embora a grande maioria da produção agrícola utilize o regime de chuvas na produção, existe uma perspectiva de duplicar a área irrigada na região de maneira complementar para evitar os prejuízos e perdas de produtividade com os veranicos”, afirmou.

O jornalista Cassiano Ribeiro, editor da revista Globo Rural, acredita que o Dia de Campo da Bahia Farm Show possibilitou “perceber como os agricultores do oeste baiano vem trabalhando o desafio de produzir mais e melhor com mais tecnologia em menos área”. Já o repórter do site especializado Agrolink, Diego Araújo, gostou de obter de forma mais rápida informação contextualizada pelo próprio produtor. “Importante ver e analisar as diferenças das realidades do agronegócio de cada região do Brasil”, compara ele, que trabalha em um veículo sediado no Rio Grande do Sul.

Além da Revista Globo Rural e do Site Agrolink, também participaram do I Dia de Campo Bahia Farm Show os profissionais dos veículos Gazeta do Povo (Paraná), Jornal A Tarde (Salvador) e Correio (Salvador).

Araticum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também