HACKATHON AIBA LAB

O Hackathon AIBA LAB, realizado entre 07 de julho de 2021 a 10 de agosto de 2021, promovido pelo SENAI CIMATEC e AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, com apoio do LIF – Land Innovation Fund, teve como objetivo desenvolver soluções inovadoras que promovam a transformação para uma cadeia produtiva da soja mais sustentável, observando os desafios propostos, através de uma competição de Inovação Aberta. Ao todo foram 159 participantes inscritos, de 16 Estados do Brasil, distribuídos em 66 cidades.

Retrospectiva

Imersões

Entre 07 de julho de 2021 a 21 de julho de 2021, foram realizados 4 Webinars com 13 convidados palestrantes em formato de live no canal do YouTube /AibaOficial com o propósito de trazer conteúdos sobre os desafios e divulgar a oportunidade de inscrição para o Hackathon:

 

1. Lançamento do Hackathon

Realizado no dia 07 de julho de 2021 das 19h até ás 21h15 com mediação da Alyne Miranda (AIBA), representação dos idealizadores por Odacil Ranzi (AIBA), Vilson Alves (Senai Cimatec) e Mariana Galvão (Land Innovation Fund) e uma agenda de painéis com os temas “A transformação no campo – Como chegamos até aqui” pelo Alysson Paolinelli (Abramilho), “Tendências tecnológicas – Futuro do Agro: Agricultura 4.0 e cases de startups” por Pompeo Scola (Cyklo Agritech) e “Boas Práticas Agrícolas – sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva da soja” por Luiz Antonio Pradella
(FEBRAPDP).

Veja no Youtube

2. Produtividade e Manejo Sustentável - Uso da água e Controle de Pragas e
Doenças

Realizado no dia 13 de julho de 2021 das 19h até às 21h com mediação da Alyne Miranda (AIBA), apresentação do Programa Aiba Lab por Vilson Alves (Senai Cimatec) e uma agenda de painéis com os temas “Conservação e impactos nos recursos naturais e sociedade” pela Dra. Marie Bartz (FEBRAPDP), “Gestão e manejo da soja – necessidade hídrica da soja e no controle de pragas” pelo Sérgio Abud Da Silva (Embrapa) e “Irrigação, eficiência hídrica, sustentabilidade e cases de startups” pelo Dr. Everardo Chartuni Mantovani (ABID).

Veja no Youtube

3. Produtividade e Manejo Sustentável - Manejo do Solo, Plantio e Práticas
Conservacionistas

Realizado no dia 15 de julho de 2021 das 19h até as 21h com mediação da Alyne Miranda (AIBA), apresentação do Programa Aiba Lab por Lorena Pereira (Senai Cimatec) e uma agenda de painéis com os temas “Gestão e manejo da soja” pelo Dr. Jorge da Silva Júnior (UNIFASB), “Implementos maquinários e cases de startups” pelo Fábio Luis Marques Ribeiro (Agrosul) e “Práticas conservacionistas e os desafios de implementação” pelo Ph.D Marcos Heil Costa (IPCC).

Veja no Youtube

4. Incentivo e Inclusão Financeira dos Produtores em Mecanismos que
contribuam para a Sustentabilidade

Realizado no dia 21 de julho de 2021 das 19h até ás 21h com mediação da Alyne Miranda (AIBA), apresentação do Programa Aiba Lab por Daniele Ramos (Senai Cimatec) e uma agenda de painéis com os temas “Desafios e barreiras do produtor quanto aos mecanismos financeiros” pela Carol Zuttion (Fazenda Zuttion), “Desafios e realidade das startups de agronegócio – Case da Sollytch” pela Monica Viana (Sollytch), “Fintechs e cases de startups” pelo Klaus Kaiser Apolinário (Banco Bradesco) e “Gestão da propriedade rural, mecanismo de incentivo e práticas sustentáveis” pelo Bernardo Pires
(Abiove).

Veja no Youtube

Modelagem

A fase de modelagem ocorreu entre os dias 26 de julho de 2021 a 01 de agosto de 2021, onde os participantes construíram um modelo de negócio de uma solução para um dos desafios propostos com o apoio de duas mentorias disponibilizadas:

1. Mentorias com Especialistas Temáticos

2. Mentorias com Técnicos de Negócios

A etapa encerrou no dia 01 de agosto, onde as 14 equipes submeteram suas propostas representadas por um Canvas Modelo C e Sketch para avaliação do júri.

 

Prototipagem e pitch

A fase de prototipagem e pitch iniciou no dia 03 de agosto de 2021 com 10 equipes classificadas para esta etapa, onde os participantes submeteram um Protótipo, Pitch Deck e um vídeo de apresentação com o apoio de duas mentorias disponibilizadas:

1. Mentorias com Técnicos de Protótipos

2. Mentorias com Técnicos de Pitch

A etapa encerrou no dia 08 de agosto, onde 9 das 10 equipes selecionadas conseguiram concluir esta etapa e foram encaminhadas para a avaliação do júri.

Resultados

No dia 10 de agosto se deu a consolidação do resultado, onde 5 equipes foram selecionadas para a fase de Pré-Aceleração pelo Senai Cimatec:

1. Equipe SIIR
Desafio: Eficiência no Uso da Água

Solução: Realização do manejo correto e automatizado da irrigação, se integrando a sistemas pressurizados e explorando redes neurais para redução de custo em sensores.

2. Equipe Fênix
Desafio: Manejo e Fertilidade do Solo
Solução: Ferramenta para auxiliar o produtor de soja para tomar de decisões assertivas sobre os métodos para descompactação do solo.

3. Equipe Foxy
Desafio: Acesso a Mecanismos Financeiros
Solução: Plataforma que utiliza Open Banking e a gestão do seu cultivo, valorizando a sustentabilidade e visando melhores opções de crédito ao produtor de soja.

4. Equipe FarmBrazil
Desafio: Controle de Pragas e Doenças
Solução: Sistema de alerta e gerenciamento de fazendas para tomada de decisão antecipada no controle de pragas e doenças, com auxílio de ferramentas automatizadas.

5. Equipe All in Gound
Desafio: Engajamento em Práticas Sustentáveis
Solução: A AIG é uma startup que desenvolveu o AIGbio, um aditivo tecnológico par acelerar a biodegradação de embalagens plásticas para o agro. No dia 10 de agosto de 2021 às 16h no canal do Youtube Aiba Oficial foi realizada uma live para divulgação do resultado final do Hackathon Aiba Lab, contando com a participação de representantes dos idealizadores do AIBA LAB, o Odacil Ranzi (AIBA), Mariana Galvão (Land Innovation Fund) e Vilson Alves (Senai Cimatec) e contou com os convidados Ricardo Galvão (Câmara Brasil-Portugal) e Eduardo Migliorelli (Atlantic Hub) trazendo um painel “Missão Web Summit – Oportunidades internacionais para startups do Agro” com a mediação de Alyne Miranda (AIBA).

Confira no Vídeo