Universidade do Café oferece curso à distância sobre tratamento de águas residuárias

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Universidade do Café oferece curso à distância sobre tratamento de águas residuárias

cafeA Universidade de Café (UDC) está com inscrições abertas para mais um curso à distância: Manejo de Águas Residuárias do Café. Elas podem ser feitas até 17 de novembro, quando começa o período para se realizar as atividades propostas. Conectando a produção de cafés especiais à sustentabilidade, o curso aborda soluções para a diminuição do consumo de água nas propriedades e a destinação adequada dos resíduos gerados neste processo.

Ele é indicado para cafeicultores, gestores de fazendas, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da área de café. Especialmente para quem produz café do tipo cereja descascado, técnica que reduz os riscos de fermentação dos grãos, mas, por outro lado, consome mais água e gera mais águas residuárias, aumentando o risco de impacto ambiental.

Os alunos terão até dois meses para assistir às 8 vídeo-aulas, que totalizam 10 horas de duração. Elas se dividem nos seguintes temas:

– Tipos de processamento do café e o uso consciente da água;

– Equipamentos utilizados e a redução do uso da água;

– Recirculação da água e o uso de coagulantes;

– Coleta, decantação e filtragem da água;

– Exemplo de dimensionamento do tanque;

– Resíduos gerados: Características, riscos e destinação;

– Destinação e uso da água residuária do café;

– Distribuição da ARC na lavoura do café e seu valor econômico.

O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo Cesar Candiano. São oferecidas 100 vagas e há descontos, na taxa de inscrição, para cafeicultores fornecedores da illycaffè e grupos acima de 10 pessoas. O investimento total do curso é R$ 200. Para inscrições e mais informações, acesse http://universidadedocafe.com/. Outros contatos:dilmass@fia.com.br e 11 3818-4005.

A UDC resulta de uma parceria da illycaffè com o Centro de Conhecimentos em Agronegócios (Pensa), programa de pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração.

Fonte: Grupo Cultivar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.