O secretário da Agricultura, Paulo Câmera, enviou um oficio ao Ministério da Agricultura (Mapa) solicitando a renovação do decreto de estado de Emergência Fitossanitária para a Bahia, que expira em outubro próximo. O secretário pediu ainda celeridade nos processos de registro definitivo de produtos primordiais ao controle da Helicoverpa armígera, principalmente do Benzoato de Emamectina, o mais eficiente no combate a esta praga.
“Existem produtos químicos e biológicos que podem ser utilizados, porém apenas na condição de registro emergencial”, disse Câmera.
A solicitação de renovação do Estado de Emergência Fitossantiária oficializa a preocupação do governo e dos produtores da região quanto ao avanço da praga, tendo como base os argumentos pontuados pelo Grupo Operacional do Programa Fitossanitário da Bahia, formado pela Aiba, Abapa, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab/Seagri), Fundação Bahia, Embrapa, Fundeagro, Aciagri, Mapa, Abacafé, Agrolem, Aprosem-Ba e Faeb. (com informações da Ascom Seagri)
Deixe um comentário