Com o intuito de ouvir e estar mais próximo dos produtores associados, a Aiba e a Abapa reiniciaram, agora em julho, uma série de reuniões nas comunidades agrícolas do Oeste da Bahia. A primeira visita aconteceu na cidade de Posse- Goiás na noite de quinta-feira, 23 de julho, com um total de 32 participantes. O encontro tratou de assuntos como a Operação Safra, Programa Fitossanitário, Programa Soja Plus, infraestrutura da região, entre outras ações.
O primeiro tema exposto foi o plano para Operação Safra 2015/2016, ação desenvolvida pela Aiba em parceria com a polícia militar que leva policiamento ostensivo e preventivo à zona rural. Para este ano, foi aprovada em assembleia geral no dia 06 de julho, a continuação da operação e o aumento do investimento. Os produtores da região mostraram otimismo com a notícia e disseram sentir mais segurança com a volta da Operação Safra, já que a região foi vítima de ocorrências após o fim da operação.
Na ocasião, quanto às questões fitossanitárias, a Abapa ressaltou o desenvolvimento das pragas da região e os cuidados no transporte do caroço do algodão, em decorrência de alguns produtores estarem em época de colheita. Já a Aiba, destacou o novo calendário do vazio sanitário do algodão, sendo de 20 de setembro a 20 de novembro.
As ações do Programa Soja Plus também foram apresentadas. As três equipes que estão no trabalho de campo, visitando as fazendas da região, estiveram na reunião e puderam mostrar aos participantes como o programa vem sendo desenvolvido na Bahia e a importância da adequação da propriedade nas questões trabalhistas, econômicas e ambientais. Esta explanação manifestou o interesse de alguns produtores de participar do Soja Plus, visto os benefícios que as ações contínuas propostas produzem na propriedade.
Em relação à infraestrutura, os agricultores comentaram sobre o trabalho nas estradas da região, com destaque para a recuperação na BR-349, que liga Correntina a BR-020, onde a Aiba reforçou que está em negociação para o início da operação tapa-buraco ao longo de aproximadamente 150 km desta rodovia.
Além dos temas propostos, as diretorias da Aiba e da Abapa discutiram outras demandas de seus associados, como a cobrança do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e responsabilidade social. Em relação às questões ambientais, os produtores de Jaborandi, mostraram o interesse de formar um grupo de combate ao incêndio na região, e juntamente com a equipe da Aiba, farão o desenho do projeto ainda para este ano.
O produtor e segundo vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, que estava na reunião, ressaltou a importância da participação das instituições e dos associados nos encontros nas comunidades. “A Aiba e Abapa presentes com os seus associados reforçam o conceito de que a união faz a força. Além disso, é uma oportunidade para o produtor entender melhor algumas ações que a Aiba está fazendo pela sua comunidade. Essa foi apenas a primeira de outras que virão, o resultado foi muito positivo”, disse Odacil.
A próxima reunião acontece na comunidade da Coaceral, no dia 29 de julho às 19h no Restaurante da Mara. Para o mês de agosto, mais visitas serão agendadas, iniciando dia 07 na comunidade de Bela Vista.
Ascom Aiba
Deixe um comentário