Com o objetivo de discutir parcerias, estradas e o Valor da Terra Nua para o município, que o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato e o presidente da Abapa, Celestino Zanella, reuniram-se na segunda-feira (27), com o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique.
Na ocasião, foi comentado sobre a importância de agroindústrias para a região – principalmente de carne, leite, ovos e derivados de soja e milho – visto que quase 70% do que o Oeste da Bahia produz em termos de grãos e fibras vão para os estados do Nordeste, como Ceará e Pernambuco. “Precisamos que a nossa produção de algodão, soja e milho seja transformada em indústrias aqui na região do Vale, que tem uma aptidão enorme para isto”, disse Júlio Busato.
Durante a reunião, também foi solicitada a continuação da parceria da Abapa com a prefeitura de Barreiras para o projeto Patrulha Mecanizada nas estradas vicinais do município. “A recuperação dessas estradas beneficia a todos, tanto os produtores no escoamento da sua produção, quanto a população que trafega por elas”, acrescentou Celestino Zanella.
Sobre o Valor da Terra Nua, ficou acordado que a prefeitura de Barreiras fará um levantamento do valor das áreas ofertadas para que sirva de base na definição do VTN do município, que faz parte da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Esta resolução deverá acontecer até o final do mês, quando vence o prazo para as prefeituras enviarem os novos valores para a Receita Federal.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Barreiras, Moisés Schmidt, o procurador do município, Wagner Pamplona, o secretário de Meio Ambiente, Nailton Almeida, e o deputado estadual, Antônio Henrique Júnior.
Ascom Aiba
Fotos: Ascom Prefeitura de Barreiras
Deixe um comentário