Organizado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) por meio do ‘Programa Fitossanitario da Soja e do Milho’, e em parceria com a JCO Bioprodutos, Kasuya Inteligência Agronômica e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), foi realizado entre os dias 14 e 15 de dezembro, o ‘Curso de Manejo de Pragas e Doenças’, no auditório da entidade agrícola, localizado no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
O curso teve por objetivo melhorar o entendimento do ambiente a ser manejado e monitorar os processos de população de pragas, doenças e plantas espontâneas, a fim de proteger os cultivos da proliferação destes, utilizando técnicas apropriadas para manter a população da praga em um nível abaixo daquele que cause danos econômicos.
“São temáticas importantes em uma programação de dois dias com palestras, discussões e práticas, preparadas para reforçar o que representa a relevância que é o manejo de pragas e doenças nas culturas de soja, milho e algodão”, destacou o gerente de Agronegócio, Aloísio Júnior.
No primeiro dia de programação foram apresentadas palestras e discussões com abordagem de temáticas sobre ‘Estratégias de monitoramento de pragas (grandes culturas)’, ‘Manejo de Nematóides’, ‘Estratégias de monitoramento de doenças e amostragem de Nematóides (grandes culturas)’ e as ‘Perspectivas para um bom manejo fitossanitário na Safra 2023/24’. Já na sexta-feira, 15, segundo dia do curso, foram realizadas atividades práticas de Manejo de Pragas e Doenças, nos campos experimentais da Fundação Bahia.
A palestrante e gerente de pesquisa e desenvolvimento de campo, Dra. Márcia Gabriel, destacou a importância de abordar o Manejo Nematóide. “Abordar sobre os principais nematoides de ocorrência na região da Bahia com levantamento de mais de 10 mil amostras, entre 2018 e 2023, pontuando quais os principais nematoides presentes na nossa região, e quais os de importância primária, os de densidade que a gente está encontrando, e por meio disso, trazer ferramentas abordando sempre o manejo integrado de nematóide”, afirmou a palestrante.
O curso teve carga horária de 12 horas e contou com participação de monitores agrícolas que atuam ou que pretendem atuar diretamente com manejo de pragas e doenças na cultura da Soja, Milho e Algodão.
Ascom Aiba
Deixe um comentário