Encontro técnico discute sustentabilidade da cafeicultura no oeste

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Encontro técnico discute sustentabilidade da cafeicultura no oeste

11889497_890460141025476_7204014190781670851_nMais de 200 pessoas, entre produtores, consultores, gerentes de fazendas, técnicos agrícolas, associações e instituições de pesquisa e ensino, autoridades locais e regionais, multinacionais e demais representantes da cadeia produtiva do setor agrícola, participaram do Encontro Técnico do Café 2015. O evento foi realizado entre os dias 14 e 15 de agosto, pela Fundação Bahia em parceria com a Abacafé e Aiba e teve como principal tema “A Sustentabilidade Ecológica na Cafeicultura do Oeste Baiano”.

No primeiro dia, o palestrante Entomologista/Unesp, Dr. Santin Gravena, apresentou o resultado do projeto Manejo Ecológico de Pragas (MEP) desenvolvido em parceria com a Fundação Bahia e Abacafé, com o apoio da Dupont. Implantado em novembro em 2014, o projeto atua com um conjunto de ações contra insetos, com foco na preservação e aumento dos inimigos naturais e o uso de técnicas ambientais de manejo, tendo a prática do monitoramento e a amostragem sistemática como suporte para a tomada de decisões. “A melhor pulverização é aquela evitada pelo inspetor de pragas”, defendeu Santin Gravena. Nesta primeira etapa, cinco fazendas participaram da iniciativa que tem como ênfase o controle do bicho-mineiro, principal vilão dos cafezais no oeste baiano.

11880348_890464184358405_6548550948949938556_nO segundo dia do evento foi no Campo Experimental da Fundação Bahia, onde foram apresentadas novas tecnologias e informações técnicas ao produtor. O Engenheiro Agrônomo André Resende falou sobre “Preparo Profundo do Solo em Escassez de Água”. Segundo ele, técnicas de descompactação e subsolagem de solo e o consórcio com braquiária são medidas que contribuem com o equilíbrio do sistema tanto no aumento do número de inimigos naturais quanto na composição da matéria orgânica e na redução da temperatura do solo.

As Estações Técnicas foram ocupadas por empresas como DUPONT, BASF, ARYSTA, MONSANTO BIO AG, IHARA, JCO e MAFES que apresentaram novas tecnologias que já estão no mercado.

Para o presidente da Abacafé, Marcos Pimenta, “esse tipo de encontro é excepcional para o produtor, tanto em informações técnicas para que ele consiga alavancar sua produtividade quanto para intercambiar informações com outros produtores e gerentes, e assim melhorar o seu negócio”, garantiu.

O pesquisador da Fundação Bahia, Dr. Fabiano Bender, apresentou seus trabalhos e convidou os participantes a conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela Instituição, que possui a maior área experimental privada do país. Atualmente, os estudos com café contemplam 10 hectares em pivô central, sendo cinco em produção e cinco em formação, além de 1.5 ha irrigados por gotejamento, também em formação.

Sendo a quarta cultura de maior importância econômica no oeste da Bahia, liderança conquistada nos últimos três anos, o café produzido na região, que têm 70% da produção local destinada ao mercado internacional da bebida, agora investe em pesquisas de manejo de pragas para reduzir os custos na propriedade e atender o exigente mercado consumidor. (com informações da Fundação Bahia e Abacafé)

Fotos: Abacafé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também