Aiba coordena projeto para coleta e análise de fertilizantes

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Sem categoria >  Aiba coordena projeto para coleta e análise de fertilizantes

Com o objetivo de trazer mais segurança para o produtor com relação a qualidade dos fertilizantes, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Agro Plus Bahia e em alinhamento com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), avaliará a qualidade química dos fertilizantes comercializados na safra atual.

As amostras são coletadas em conjunto com os técnicos da Aiba, que realizam visitas aos produtores nas principais microrregiões produtoras. “Nesse novo módulo do AgroPlus, 30 propriedades dentro das quatro microrregiões foram escolhidas para serem visitadas e coletadas amostras de fertilizantes para avaliação da qualidade. Até o momento temos 40 amostras em análise e em caso de alguma alteração, a Aiba comunicará o Mapa”, explicou o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior.

O material coletado é encaminhado aos laboratórios credenciados pelo Mapa no município de Luís Eduardo Magalhães, para identificar a qualidade dos produtos, sem custo adicional aos produtores. “Após a compra do fertilizante pelo produtor, é importante realizar a análise que irá comparar o produto comprado com o que realmente foi entregue pelo fornecedor”, acrescentou o analista ambiental, Marcos Brasileiro.

O procedimento para a coleta de amostras segue as Instruções Normativas 53 de 24 de outubro de 2013, e de 5 de fevereiro de 2007 do Mapa. Havendo alguma divergência nos resultados nas amostras, a equipe de fiscalização do Mapa será acionada para os devidos procedimentos administrativos e jurídicos.

O produtor interessado em participar do projeto pode entrar em contato com a equipe técnica da Aiba que deverá orientar os procedimentos de recebimento e armazenamento do produto para que as coletas tenham validade.

“Esse trabalho que a Aiba está fazendo é de suma importância para a agricultura, porque conseguimos ter o resultado com segurança, da análise do adubo e a certeza do que está sendo aplicado no solo, pois temos a garantia da análise desse adubo, daí a importância desse serviço prestado. Eu recomendo a todos os produtores fazerem essa avaliação, e que o produto seja preservado de maneira adequada para que a análise realizada se mantenha até a hora da aplicação”, relatou o produtor rural, Mateus Spolidoro.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também