Para os sojicultores do Cerrado baiano, que contempla a Região I (municípios da região oeste e da Chapada Diamantina), a semeadura do grão na safra 2025/2026, em caráter regular, terá início a partir desta quarta-feira (8). O objetivo é otimizar o calendário agrícola e garantir maior flexibilidade para os produtores da região.
Neste ano, o calendário da soja na Bahia foi reorganizado e por meio da Portaria SDA/MAPA nº 1.271, de 30 de abril de 2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dividiu o estado em três regiões agrícolas, cada uma com datas específicas, para o vazio sanitário e para o início da semeadura e pela Portaria Estadual N.º 043 de 29 de maio de 2025 da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A região I, que concentra a maior parte da produção de soja da Bahia com os principais municípios produtores, como Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos e Santa Maria da Vitória, se prepara para o plantio regular, de 8 de outubro até 31 de dezembro. Já para a região II, o plantio ocorre desde 15 de setembro a 15 de dezembro e na Região III, entre 15 de março e 25 de junho de 2026. Com essa divisão, o objetivo é garantir um manejo mais eficaz das doenças, respeitando as especificidades climáticas e sanitárias de cada área.
Todo o trabalho é acompanhado pela A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do seu Programa Fitossanitário mantido pelo Núcleo de Agronegócios da entidade agrícola. O gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, explica que durante o período de antecipação do plantio, entre 25 de setembro a 7 de outubro, “houve o acréscimo de 36% de áreas antecipadas, que corresponde a uma área de mais de 150mil hectares. E já no período regular, estão previstos, de acordo com dados do Boletim da Safra, uma estimativa de mais de 2,150 milhões hectares de área plantada na região I”.
Assessoria de Comunicação Aiba – 7.10.2025
Deixe um comentário