Programa Jovem Aprendiz forma mais quatro novas turmas em 2023

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Jovem Aprendiz > Programa Jovem Aprendiz forma mais quatro novas turmas em 2023

Qualificar profissionais para o trabalho no campo. Esse é o objetivo do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, que na última quarta-feira (15), realizou a integração das 27ª e 28ª turmas, duas no período da manhã e duas no período da tarde, totalizando 122 jovens aprendizes. No Oeste da Bahia, o programa é realizado pelo Instituto Aiba, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Senar/Faeb, Codevasf, prefeitura de Barreiras e os produtores rurais do oeste baiano que realizam as contratações e ajudam a custear o projeto. Além de atender o dispositivo legal, o programa atende às demandas do mercado regional por profissionais qualificados no setor agrícola.


A coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Horita, Ana Beatriz Silveira, fala da importância do programa para o recrutamento de profissionais na área agrícola. “É um programa de extrema importância, então, estamos sempre priorizando esse processo, acompanhamos, nós RHs estamos sempre presentes, incentivando, apoiando esses jovens para que de fato eles tenham todo o preparo para se inserir no mercado de trabalho”, declara.
O programa funciona na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, espaço onde os jovens na faixa etária entre 18 e 23 anos, recebem capacitação sobre o cultivo de milho, soja, algodão e feijão. O curso é ministrado pelo Senar, com carga horária de 800 horas/aula e duração de dez meses, as aulas são teóricas e práticas.


“O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, administração Regional da Bahia, fomenta a educação profissional no campo e também a assistência técnica e programas de promoção social. E nós viemos para contribuir aqui com os produtores rurais para que eles possam fazer a contratação dos jovens aprendizes”, enfatiza o supervisor pedagógico do Senar, Elvis Rodrigues.
Além da logística, cada estudante também recebe todo o material didático, uniforme, alimentação, meio salário mínimo e tem a carteira assinada. Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, são algumas das disciplinas ofertadas pela ementa do curso durante as quatro aulas diárias, seja no turno matutino ou vespertino.


O agricultor e diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp, esteve presente para acompanhar as integrações das novas turmas e conversou com os jovens, exaltando as contribuições realizadas pelo produtor rural. “O produtor rural está de parabéns, porque ele está dando a oportunidade para que centenas de jovens aprendam e convivam com o dia-a-dia do campo. É muito importante salientar que nós, que acompanhamos esse programa, desde o início, já presenciamos a formação de quase mil jovens. Alguns, acabam mudando de área, mas a grande maioria, hoje é destaque nas fazendas da nossa região e até fora do Oeste da Bahia. Então, reafirmo que o produtor rural e os parceiros, estão de parabéns, quando juntos, trabalham em prol da qualificação de profissionais competentes para desenvolver atividades no campo”, afirma.


Todo o trabalho, desde a elaboração do Programa até sua execução, é acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também