O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi participou na noite desta terça-feira (04), da abertura oficial do “II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianas (Ecoba)”. Também prestigiaram autoridades, produtores rurais, acadêmicos, representantes de comitês de bacias hidrográficas e população em geral.
O evento, promovido pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), e considerado o maior e mais importante em recursos hídricos do estado, tem o apoio da entidade agrícola e de órgãos ambientais. O presidente Odacil ressaltou as ações da Aiba e dos produtores rurais do Oeste da Bahia, destacando principalmente os projetos realizados na área de Sustentabilidade.
“A água é um dos recursos mais importantes do planeta, por isso nós produtores rurais procuramos fazer o uso responsável e sustentável pensando nas gerações futuras. Dentre as principais iniciativas desenvolvidas, a Aiba realiza o Estudo do Potencial Hídrico da região e em parceria com prefeituras dos municípios, o projeto de Recuperação de Nascentes, que já recuperou mais de 60 nascentes na região, sendo inclusive premiado em 2020 pela Agência Nacional das Águas (ANA)”, afirma Odacil.
Com painéis acerca das discussões sobre a Gestão compartilhada da água; Política Estadual de Recursos Hídricos; Recursos Hídricos e o Agronegócio; Água e Economia e Políticas Públicas e Ações Prioritárias, a programação do Ecoba será encerrada na próxima sexta-feira (07).
A produtora rural e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Carminha Missio, destacou a importância do evento. “É importante participar desse evento para aprender a gerenciar as bacias. Independente das demandas, o pequeno, o médio e grande produtor precisam se unir para cuidar das águas e garantir uma agricultura mais sustentável da Bahia, juntamente com entidades agrícolas e outros órgãos e assim alcançar um padrão de desenvolvimento sustentável na nossa região”, declara.
O FBCBH é formado por 14 comitês de Bacias legalmente instituídos que pertence ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos no território do Estado da Bahia e Interestadual. “É fundamental que agricultores participem ativamente dessas discussões, pois temos muitos desafios, a exemplo da gestão de recursos hídricos, preservação das matas ciliares, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e entendemos que há uma forma de ação que foque o equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental”, disse o representante da ANA, Osman Fernandes.
Deixe um comentário