Bahia Farm Show foi vitrine para divulgação de produtos, ações e soluções sustentáveis

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Bahia Farm Show > Bahia Farm Show foi vitrine para divulgação de produtos, ações e soluções sustentáveis

Com foco na conservação e preservação do meio ambiente, durante a 16ª edição da Bahia Farm Show, encerrada no sábado (4), empresas de diversos segmentos apresentaram ações e produtos destinados à promoção de práticas sustentáveis na agricultura. Algumas, como as de energia solar, já bastante utilizada no campo e que tem como matéria prima, a energia renovável, fez parte do cardápio de opções apresentadas. Outras iniciativas inéditas contribuíram para tornar o evento ainda mais sustentável e preparado para a divulgação de práticas que visem a preservação dos recursos disponíveis no meio ambiente.

A Eco Power, presente na feira pela primeira vez, levou ao público projetos e serviços personalizados de geração de energia solar. O franqueado, Amom Lima, revelou que o foco do trabalho está na oferta sustentável para o agronegócio. “O agronegócio é um segmento que a Eco Power vê com olhos diferentes, por isso levamos nossos clientes para a Bahia Farm Show e oferecemos boas oportunidades de negociação em um produto que gera economia financeira e sustentabilidade. Em um período de colheita que pode durar até quatro meses, por exemplo, o uso do maquinário pesado com a energia fotovoltaica pode oferecer uma economia superior a 90%”, disse.

Nas ruas, praças ou nos estandes de empresas que integram a Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) foram instalados coletores para destinação de itens plásticos. Em formato de caixas de medicamentos com frases que incentivam a preservação do planeta como: “Indicado para pessoas que se preocupam com o nosso planeta”; “Deposite aqui a sua dose diária de cuidado com a natureza”; “A saúde humana depende da preservação ambiental. Faça sua parte!”, os itens chamaram a atenção do público.

A ação da Assomiba em parceria com a Aiba recolheu mais de 50 mil garrafas e copos plásticos diariamente, enviados para a reciclagem. “Realizamos a campanha em um formato diferente para conseguir impactar um pouco mais a população e aguçar a curiosidade de ver o que era a caixinha em forma de remédio e ler os dizeres. É uma campanha muito bacana e nós vamos dar seguimento e trabalhar o ano inteiro com a Assomiba e outras associações que já foram convidadas a participar, como o Sindicato Rural, Núcleo das Mulheres do Agro, Grupo Franciosi Agro, entre outros”, pontuou a presidente da Assomiba, Lilia Franciosi.

A distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado baiano foi mais uma vez, realizada pela empresa Galvani e marcou os dez anos da ação durante a Bahia Farm Show. Mil espécies de árvores como ipê (amarelo, branco e rosa), tamburiu, xixá, pata de vaca, jacarandá, cajuí e aroeira, foram entregues durante os cinco dias do evento. A empresa apostou ainda em atividades de educação ambiental para crianças, com o espetáculo “Dona Lixonilda”, destacando a importância do Cerrado com os instrutores do Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de educação socioambiental do Oeste Baiano.

Disseminação de conhecimento – No estande Meio Ambiente e Sustentabilidade, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) levaram informações sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), para os agricultores e visitantes. A conversação e cuidado dos recursos hídricos e ambientais também integraram as palestras oferecidas aos visitantes da 16ª edição da Bahia Farm Show, realizada de 31 de maio a 04 de junho em Luís Eduardo Magalhães.

Ascom Bahia Farm Show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também