Abapa celebra convênio com as duas principais instituições de ensino e pesquisa do Oeste da Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Abapa celebra convênio com as duas principais instituições de ensino e pesquisa do Oeste da Bahia

Nesta segunda-feira (19), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) celebrou um convênio com as duas principais instituições de ensino e pesquisa do oeste da Bahia: a Universidade Federal do Oeste da Bahia e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo é aproximar as ações que já vem sendo desenvolvidas entre as entidades na área agrícola visando a capacitação dos futuros profissionais do setor e o financiamento de novas pesquisas que venham garantir maior produtividade e crescimento da produção de algodão na região. A solenidade ocorreu na sede da Abapa em Barreiras, e o convênio foi assinado pelo presidente da entidade, Júlio Busato, da Reitora Pro-Tempore da UFOB, Iracema Veloso, e pelo diretor substituto do Campus IX da UNEB, Ramão Jorge Dornelles.

Para Iracema Veloso, o convênio reforça a importância das parcerias firmadas entre a universidade e as entidades ligadas aos produtores rurais da região, como a Abapa, cuja aproximação já vem trazendo resultados na prática. “Já existe uma parceria entre o curso de Agronomia da UFOB, do campus de Barra, que participam dos eventos, dias de campo, visitas técnicas e dos treinamentos oferecidos pela Abapa, e do curso de Nutrição com a parceria da cozinha industrial da Fazenda Modelo. Agora, com o convênio, queremos estreitar ainda mais esta parceria, e trazer também outros cursos, como de Engenharia de Produção e Engenharia de Tecnologia, que ficam no campus em Luís Eduardo Magalhães”, explicou.

Também alinhado com o espírito das parcerias institucionais, o representante da UNEB afirma que a entidade tem cursos pioneiros nas áreas de Agronomia, que os seus professores e estudantes podem se alinhar em ações de treinamento e de pesquisa e tecnologia, garantindo uma maior relação entre os profissionais e o setor agrícola da região. Além das ações de profissionalização dos profissionais envolvidos no setor agrícola, realizado pela Abapa, por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, o presidente da entidade, Júlio Busato, reforça a importância dessa aproximação com os professores e estudantes para “desmistificar” alguns preconceitos que separam quem está no meio acadêmico da produção agrícola. “A pesquisa e os eventos científicos são fundamentais para construir uma nova relação e desconstruir argumentos que somente prejudicam o desenvolvimento da região”.

 

Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também