Fórum destaca a bananicultura na Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Fórum destaca a bananicultura na Bahia

A região oeste da Bahia ganhou destaque nacionalmente pela produtividade de grãos, mas a fruticultura está se destacando consideravelmente, principalmente a banana. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a região produziu cerca de 240 mil toneladas da fruta.

Com o destaque da bananicultura da região, foi idealizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) o Fórum Baiano do Mercado da Banana, realizado nesta terça-feira (20), na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras. O evento debateu sobre desenvolvimento econômico da região em torno da bananicultura, e reuniu agricultores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na atividade.

O presidente da Aiba, Celestino Zanella, destacou a importância de alavancar a produção do Oeste. “Há uns dez anos não tinha essa inovação da produção da região, o que deve ser pensando agora é na organização, união do setor. Dentro da Aiba tem uma cadeira que permite a inscrição de outras associações, e estamos de portas abertas para quem tiver interesse”, declarou.

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) marcou presença no evento através do assessor técnico em fruticultura da CNA, José Eduardo Costa, que declarou a associação da Abrafrutas à Aiba. “Pelo grande número de associados da Aiba e por trabalhar diretamente com irrigação e não existe fruticultura sem irrigação, acreditamos que a melhor forma de desenvolver a fruticultura aqui dentro de Barreiras e da região oeste como um todo é através da parceria com Aiba e com os Sindicatos do Produtores Rurais. Por isso, estamos articulando para, além da parceria com a Aiba, também nos tornamos um dos associados. Como a CNA já atua em outras regiões agora chegou a vez de atuarmos aqui na região Oeste”.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também