Promover o Dia D de Inclusão Social e esclarecer a necessidade da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Este foi o objetivo do encontro, que aconteceu no dia 25 de agosto, entre o auditor chefe do Ministério do Trabalho da regional de Barreiras, Eduardo Vieira, e os profissionais de Recursos Humanos das fazendas associadas da Aiba.
Durante a palestra, o auditor chefe apresentou a lei trabalhista vigente e dados gerais sobre a inclusão no mercado de trabalho. Segundo ele, empresas com 100 ou mais empregados precisam preencher seus cargos com 2% a 5% de beneficiários reabilitados ou pessoas com algum tipo de deficiência.
Hoje, aproximadamente, 25% da população brasileira, cerca de 45 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência. Deste total, 3,5 milhões de deficientes estão na Bahia. No final de 2013, apenas 25% das vagas existentes estavam preenchidas por portadores de deficiência no estado.
“As empresas precisam adaptar as suas práticas gerenciais a essa demanda inclusiva, que cada vez mais faz parte do mundo atual. A superação das barreiras existentes é responsabilidade compartilhada do governo, das empresas e da sociedade em geral”, afirmou.
Diante deste cenário, o Ministério do Trabalho em parceria com entidades e empresas, promoverá no dia 25 de setembro o Dia D de Inclusão Social em Barreiras. O objetivo da iniciativa é estimular o encontro dos portadores de deficiência com as empresas que necessitam de profissionais para seus cargos. O evento acontecerá na Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb), das 8h às 18h.
O encontro entre o auditor chefe do Ministério do Trabalho e os profissionais das fazendas, foi organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA) e Instituto Aiba, por acreditarem que existe espaço para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho do agronegócio.
Ascom Aiba
Deixe um comentário