A BRS 7980, cultivar de soja não-transgênica desenvolvida a partir do cruzamento de variedades do banco de germoplasma foi lançada pela Embrapa. A principal característica é a resistência a nematoides, presente nas lavouras do grão de todo o país.
A cultivar já foi validada nas áreas do cerrado, em Mato Grosso, Goiás, Bahia e no Distrito Federal e apresentou boa estabilidade, alta produtividade de grãos e resistência a pragas.
“O nematoide é uma praga que causa um prejuízo silencioso nas lavouras. Normalmente estão presentes em todas as lavouras do país, mas os produtores não conseguem detectar facilmente a presença dessa praga”, explica o pesquisador da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud.
Segundo ele, a utilização da variedade a BRS 7980 eleva os níveis de produtividade acima de 60 sacas por hectare, baixando a população de nematoide do solo para níveis que consegue se no futuro até mesmo voltar a outras cultivares de soja
A soja BRS 7980 tem ciclo de 110 a 120 dias e já pode ser encontrada em sementeiros parceiros da empresa.
“Os sementeiros parceiros da Embrapa, através da Fundação Bahia e da Fundação Cerrado, já dispões de sementes dessa cultivar para essa próxima safra”, diz Abud.
Fonte: Canal Rural
Deixe um comentário