Durante reunião da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde desta segunda-feira (07), na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras, foi aprovada a Operação Safra 2023/24. Uma iniciativa das instituições do Oeste da Bahia em parceria com o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e da Adab, a operação chega a sua 10ª edição.
Realizada em 11 municípios da região que se destacam pelo cultivo de soja, algodão, milho e café, o programa tem reduzido o índice de criminalidade no Oeste da Bahia, promovendo maior segurança aos produtores, suas propriedades e garantido mais policiamento nas áreas rurais de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia.
“É quase uma década de Operação Safra e os resultados são vistos com números de redução. E o depoimento dos agricultores e de todos os que fazem parte dessa ação, é de uma sensação de segurança bem maior que nas edições anteriores. Essa parceria se reflete na satisfação de quem está investindo e nos resultados por parte de quem utiliza esses recursos para retornar aos investidores a segurança pública. Toda política pública tem que ser durável e isso é o que acontece com a Operação Safra, que no meu ponto de vista, é uma das mais exitosas do Estado”, declara o Subcomandante do Policiamento da Região Oeste (CPRO), Ten. Cel PM Gouveia.
De acordo com dados do relatório da Polícia Militar, na última edição foram registrados: 11.947 pessoas abordadas; 1.944 veículos de quatro rodas/carga; 1.481 veículos de duas rodas; 39 armas de fogo apreendidas; 14 prisões em flagrante; oito encaminhamentos em flagrante ao DP e realizadas 7.644 visitas às propriedades rurais, com acréscimo de 13,20%.
“Em mais um ano, a Operação Safra mostrou eficiência, tanto que não houve registro de nenhuma ocorrência de grande porte nas propriedades rurais”, afirma o coordenador da Operação Safra e gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke, que ainda acrescentou sobre a edição 2023/24. “A próxima edição já foi aprovada em assembleia e terá início em outubro. Já estamos articulando com os envolvidos, e a próxima edição está sendo pensada para agregar mais tecnologia garantindo uma maior eficiência ao sistema operacional”, acrescenta Stahlke.
Ascom Aiba
Deixe um comentário