DNCL Portas Abertas celebra sucesso do Sistema Campo Limpo no oeste baiano

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > DNCL Portas Abertas celebra sucesso do Sistema Campo Limpo no oeste baiano

Um saldo de 950 pessoas e sete escolas envolvidas. Os números são do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) Portas Abertas, organizado pelas centrais Campo Limpo gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) no oeste baiano. Junto com outras 100 centrais espalhadas pelo Brasil, as unidades de Barreiras, Roda Velha e Rosário abriram suas portas para a comunidade na sexta-feira, 18 de agosto, e celebraram os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconheceram os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

Na região, a ação reuniu agricultores, estudantes, canais de distribuição, autoridades e comunidade local.  Uma série de atividades socioeducativas foram promovidas nas centrais, com destaque para visitação guiada na unidade de processamento de embalagens vazias, área de recreação, gincanas educativas com temas envolvendo educação ambiental e primeiros socorros, oficinas de segurança e saúde ocupacional, distribuição de mudas nativas, lançamento de projetos especiais na área ambiental, apresentação teatral, mini palestras com os temas resíduos sólidos e saúde bucal, além de homenagens os elos locais que contribuem com a conservação ambiental.

Para a gerente Ana Lucia Santana, da Central de Rosário, o DNCL assume importância estratégica na cultura da responsabilidade socioambiental. “A promoção do DNCL se tornou indispensável na formação das pessoas, pois através desta ação teremos agentes transformadores e multiplicadores de conhecimento e de novas ações de responsabilidade socioambiental, garantindo a vida das gerações futuras”, disse.

Além do tradicional Portas Abertas, as unidades ainda promovem durante todo o mês de agosto outras quatro ações: o DNCL na Escola, organizado pelos professores das escolas do entono, com intuito de promover a conscientização ambiental junto aos seus alunos; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.

Dia Nacional do Campo Limpo – foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sistema Campo Limpo – Gerenciado pelo inpEV, o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Ascom Aciagri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.