Coleta itinerante em Wanderley arrecada 5t de embalagens vazias de defensivos agrícolas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Coleta itinerante em Wanderley arrecada 5t de embalagens vazias de defensivos agrícolas

IMG_8782Wanderley foi o segundo município do Vale do Rio Grande no Oeste da Bahia, que recebeu o projeto da coleta itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas para o ano de 2015. A iniciativa, gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), representa apenas um dos elos atribuídos à cadeia de defensivos agrícolas (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e ao poder público), no processo de recolhimento e destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas, conhecido como logística reversa.

No município, a coleta aconteceu nos dias 27 e 28 de março, envolvendo cerca de 200 pequenos produtores rurais e pecuaristas. No total, foram recolhidas, aproximadamente, 5 toneladas de embalagens vazias. A ação contou com a parceria do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e da secretaria de agricultura, abastecimento e meio ambiente de Wanderley.

Ao final da coleta, o material foi destinado a Central Sistema Campo Limpo de Barreiras.  Depois de compactadas, as embalagens vazias serão enviadas para a reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas, finalizando o processo compartilhado de logística reversa.

Segundo dados do inpEV, a partir desta reciclagem são produzidos 17 diferentes artefatos, em especial os de uso industrial, todos orientados e aprovados pelo Instituto. São eles: recipallet, suporte para sinalização rodoviária, cruzeta de poste, caixa para descarga, caçamba plástica para carriola, caixa para massa de cimento, caixa de bateria automotiva, roda plástica para carriola, embalagem para óleo lubrificante, ecoplástica triex, barrica plástica para incineração, conduite corrugado, duto corrugado, caixa de passagem para fios e cabos elétricos, tubo para esgoto, tampa agro Recicap e barrica de papelão.

Hoje, Brasil é líder e referência mundial em logística reversa de defensivos agrícolas. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

ASCOM Aciagri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também