CMN revoga aumento de crédito por conservação

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > CMN revoga aumento de crédito por conservação

seguro-capaO Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou uma resolução que restringe algumas normas do manual de crédito rural. Entre as mudanças está a revogação de uma regra que possibilitava elevar o crédito de custeio para produtores que adotassem práticas conservacionistas.

As práticas que possibilitavam o aumento do crédito eram: existência física de reserva legal, adoção do sistema de origem, a chamada rastreabilidade, contratação de seguro rural, participação no sistema de acompanhamento da produção integrada, aquisição de sementes certificadas, produção orgânica, inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adoção de sistema de plantio direto.

Até a safra passada, a expansão no limite de financiamento era de 15% para cada prática comprovada, sendo que o teto por produtor era de 45% de acréscimo, o equivalente ao máximo de três práticas.

A assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura informou que a ministra Kátia Abreu, que está em viagem internacional, é contra a medida e vai unir forças para tentar reverter a resolução.

Por Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também