Aiba se reúne com CNA e Faeb em Brasília

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba se reúne com CNA e Faeb em Brasília

IMG_2413O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, se reuniu no dia 14 de julho, em Brasília, com o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; e com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), para tratar de assuntos de interesse do agricultor do Oeste baiano, como energia, impostos e taxas ligadas à agricultura.

O primeiro tema discutido foi o aumento excessivo na tarifa de energia elétrica para a irrigação. O presidente da Aiba ressaltou que a união entre o Ministério da Agricultura, Frente Parlamentar da Agricultura, CNA, Abrapa e Aiba é uma grande chance para reverter o quadro  da bandeira vermelha que foi imposta aos irrigantes brasileiros e que dificulta o plantio de algumas culturas. “O aumentou de uma só vez, que chega a atingir até 312% na conta de energia elétrica para irrigação, praticamente inviabiliza o plantio irrigado de milho, arroz e feijão”, explicou Busato.

O pedido, feito pela Aiba, para a retirada da bandeira vermelha para a irrigação já está com a ministra Kátia Abreu, que deverá se reunir com o ministro de Minas e Energia para tratar do assunto. “Estamos torcendo para que o Ministério de Minas e Energia e a ANEEL entendam esta questão e reavaliem a aplicação desta tarifa, estamos trabalhando nisto e teremos novidades nas próximas semanas”, completou Júlio.

Outras demandas discutidas foram o Imposto Territorial Rural (ITR), que está em fase de alinhamento da conduta e procedimentos da declaração; e as taxas cartorárias para a agricultura, a qual foi solicitada à Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia a mudança na legislação. A Aiba está trabalhando em parceria com a Faeb e a CNA para a resolução desses assuntos. “Não vamos medir esforços, sou um lutador incansável na busca de soluções para as demandas que são trazidas pelos agricultores baianos e brasileiros”, disse João Martins.

Busato ainda elogiou o trabalho que vem sendo feito pela CNA e Faeb em prol da agricultura e agricultores, inclusive para os produtores do Oeste baiano.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também