Cumprindo agenda em Salvador, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, visitou, na semana passada, vários órgãos públicos, das esferas Estadual e Federal, para discutir assuntos de interesse dos produtores rurais do oeste baiano.
No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Zanella foi recebido pelo superintendente Giuseppe Serra Seca Vieira e pelo superintendente regional substituto do Incra na Bahia, Miguel Neto, onde trataram de temas como a insegurança jurídica vivida pelos agricultores da região da Coaceral, no município de Formosa do Rio Preto. Os presidentes do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM, Carminha Míssio, e da Aprochama, Fernando Zago, que também participaram do encontro, reforçaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores com a recente decisão do TJBA em cancelar centenas de matrículas na região.
O superintendente de políticas de agronegócio da Seagri, Guilherme Bonfim, ressaltou que o tema foi pauta de várias reuniões realizadas entre representantes da Aiba, PGE, Incra, CDA, e Faeb, quando se criou um Grupo de Trabalho a fim de se buscar soluções para a questão da insegurança jurídica atrelada aos registros imobiliários na região oeste da Bahia.
Visando otimizar os trabalhos, Miguel Neto propôs a elaboração de um acordo de cooperação técnica entre Incra e Seagri, com o objetivo de compartilhar informações e apoio institucional, para o desenvolvimento das ações que envolvem a regularização fundiária no Estado.
O presidente da Aiba aproveitou a ocasião para entregar aos representantes do Incra e da Seagri o convite para a 13ª edição da Bahia Farm Show, que acontece entre os dia 30 de maio e 3 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães.
Ascom Aiba
Deixe um comentário