Uma articulação entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foi lançada nesta segunda-feira (29), a Operação Safra 2025.26, que vem contribuindo para a redução da criminalidade nas áreas urbanas e rurais. O ato solene contou com presença de autoridades estaduais, produtores rurais e imprensa, e foi realizado na Base Avançada do Graer, em Barreiras.

A operação, que terá duração de seis meses – de outubro de 2025 a março de 2026 – propõe o reforço da segurança nas áreas rurais e urbanas contemplando uma área de 91.601,45 km² e uma população em torno de 500 mil pessoas, nos principais municípios do Cerrado baiano que se destacam pela produção de grãos e fibras: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Cocos, Correntina, Baianópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória.

O presidente da Aiba, Moisés Schmidt reforçou que este ano a operação contará com auxílio de mais tecnologia. “O lançamento da 12ª Operação Safra é motivo de orgulho. Manter a parceria com o Governo do Estado, com a Polícia Militar, é algo importante para segurança pública da nossa região, e a Aiba e os produtores associados, percebem que a união entre as iniciativas pública e privada geram bons resultados. Nesta edição temos um diferencial com mais tecnologia, por meio da inserção de starlinks para uma comunicação direta a todas as viaturas e o auxílio de sistema de monitoramento por câmeras de segurança instaladas em vários pontos estratégicos da região que vão auxiliar o trabalho da Polícia Militar, e trazer mais assertividade, segurança e amplitude à operação”, declarou Moisés.

Números da operação
De acordo com dados do relatório da Polícia Militar, nas 11 edições anteriores, foram realizadas mais de 94 mil abordagens a pessoas e mais de 51 mil visitas a propriedades rurais. Só na edição 2024.25, foram registrados um total de 15.634 abordagens, sendo 8.723 visitas a propriedades rurais, 3.167 abordagens a veículos de quatro rodas e 2.020 motocicletas, cinco prisões em flagrante, nove pessoas conduzidas à delegacia e nove armas de fogo apreendidas.

“Empregaremos um efetivo de mais de mil homens durante toda a operação e 32 por semana, distribuídos em oito guarnições, que vão atuar fazendo a segurança pública. Mais um ano, reforçamos esta parceria que deu certo e o nosso objetivo é manter a segurança, favorecendo o agronegócio, e também o policiamento nas comunidades rurais, que é muito importante para nossa região”, destacou o Cel. PM Soares Mariano, comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), que na solenidade também representou o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Cel Magalhães.
A operação é realizada sob a coordenação da Polícia Militar da Bahia, o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a ação contará com a participação de diversas unidades especializadas, como o Comando de Policiamento em Missões Especiais, Comando de Operações de Policiais Militares e o Comando Especializado de Policiamento Rodoviário.

Convênio de Cooperação Técnica
Durante a cerimônia foi realizado um ato simbólico de assinatura de termo de Cooperação Técnica entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Polícia Militar da Bahia e a Aiba, que cede caminhonetes que são plotadas e ficam à disposição para auxiliar os trabalhos de deslocamento dos efetivos policiais durante toda a Operação Safra.

A Adab irá atuar no controle fitossanitário e na fiscalização do trânsito de produtos agrícolas e defensivos. “Uma operação que tem dado certo por diminuir os índices de criminalidade nas propriedades rurais, nas estradas e municípios, e queremos manter esses índices lá embaixo ou então zerá-los. É uma operação grandiosa e que tem que continuar”, afirmou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes, que na ocasião também representou o secretário Estadual de Agricultura, Pablo Barrozo.

Ao final da cerimônia, os presentes foram convidados a visitarem os equipamentos que serão utilizados na Operação Safra. “Um privilégio participar ao lado da Aiba, em mais uma edição dessa operação tão importante, que vem não somente para assegurar, o homem do campo, a sua produção, e os insumos que ele precisa para produzir, mas também para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente com o agronegócio na nossa região. Parabenizo a Aiba e a parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, e que Deus abençoe mais uma edição”, comentou a presidente da Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), Alessandra Zanotto Costa.

Prestigiaram o evento, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Greice Kelli Fontana Klein, a vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Rose Cerrato, o vice-prefeito de Barreiras Túlio Viana e secretários de governo, representantes de associações que formam o movimento da ‘Aliança pelo Agro’, além de outras autoridades políticas locais e regionais.

Assessoria de Comunicação Aiba – 29.9.2025
Deixe um comentário