A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta quinta-feira (13), três leilões, sendo dois de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e um de venda de arroz. O primeiro ofertou um prêmio relativo para venda e escoamento de 208 mil tonelads de trigo em grãos (Aviso 207), negociando 72,5 mil toneladas, cerca de 34,8% do pregão. Já o segundo, para venda e escoamento de 76,5 mil toneladas de algodão em pluma (Aviso 208), fechou em 66,7 mil toneladas, representando 87,1% do total ofertado.
No caso do algodão, o produto é proveniente da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A comercialização, por estado, foi de 4,4 mil t (BA), 778 t (MG), 4,3 mil t (GO), 2,5 mil t (MS), 52,9 mil t (MT) e 1,6 mil t (MA). A operação prevê gastos de R$ 19,5 milhões.
O Pepro é um incentivo econômico oferecido pelo governo federal ao produtor rural ou a sua cooperativa que queiram vender seu produto, no caso o trigo e o algodão, pela diferença do preço mínimo e o valor equalizado arrematado no leilão. O arrematante deve escoar o produto para localidades estabelecidas. A finalidade da operação é estimular a distribuição do produto em excesso numa região para outras mais necessitadas.
Fonte: Ascom Conab
Deixe um comentário