23 de novembro de 2021

Fundesis realiza capacitação e comemora 15 anos de apoio aos projetos sociais da região

Dois eventos foram realizados na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras, nesta segunda-feira (22). No início da tarde, representantes das entidades que realizam trabalho social em toda a região, participaram da capacitação para a elaboração dos projetos que vão concorrer aos recursos do Edital 2021, do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Em seguida, o público presente e a diretoria do Instituto Aiba comemoraram os 15 anos do Fundo Nesse período, foram contemplados 170 projetos de estruturação de instituições e ações nas áreas de saúde preventiva, educação, inclusão social, esporte, lazer, capacitação e geração de renda.

Durante a capacitação, a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, falou sobre a importância das orientações. “O projeto precisa ser bem estruturado, para abordar as reais necessidades da instituição e indicar como os recursos serão aplicados”, explicou. “Mesmo as entidades que já conhecem e já foram beneficiadas pelo Fundo devem comparecer às orientações, porque é sempre possível aperfeiçoar diretores e colaboradores para que tenham condições de gerir a verba e, depois, prestar contas”, concluiu.

O edital que está aberto tem R$2,7 milhões disponíveis para investimentos nos projetos que devem ser apresentados pelas instituições até 1° de dezembro. Os recursos foram doados por produtores rurais da região oeste da Bahia, no momento da contratação do custeio da safra junto à instituição financeira parceira do Fundesis. As instituições aprovadas podem receber recursos de acordo às necessidades indicadas nos projetos, até o limite de R$80 mil, com uma contrapartida de 20%.

Na parte festiva da programação, o presidente do Instituto Aiba, Odacil Ranzi, fez uma abordagem sobre a composição que tem rendido muitos benefícios no âmbito social para a população oestina. “Podemos definir o Fundesis como uma das maiores iniciativas privadas de financiamento de projetos sociais do Brasil. É uma combinação perfeita, que soma a boa vontade dos produtores, a atuação do Instituto Aiba – e seus parceiros – e o trabalho incansável das entidades sociais do Oeste baiano. Com isto, temos um programa com transparência e resultados efetivos que beneficiam toda a região”, destacou. 

Criado em 2006, e realizado pela parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Fundesis vai contar, no próximo edital, com um novo parceiro: a cooperativa de crédito Sicredi. Assim, as duas instituições financeiras atuarão na captação de recursos junto ao setor produtivo. 

A palestra da capacitação foi ministrada pela analista de projetos da Abapa, Marília Ribeiro. Também compareceram ao evento, os vice-presidentes da Aiba, Moisés Schmidt e Seiji Mizote, o diretor financeiro Hélio Hopp, o diretor executivo Alan Malinski e o gerente do Banco do Nordeste de Barreiras, Romildo Oliveira.