Projeto de recuperação de nascentes da Aiba e da Abapa vence premiação nacional

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Projeto de recuperação de nascentes da Aiba e da Abapa vence premiação nacional

Após meses de expectativa, foi anunciado, no início da tarde desta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, o resultado do Prêmio ANA 2020, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O oeste baiano, pela primeira vez, teve um vencedor: o Programa de Identificação, proteção e recuperação de nascentes na região oeste da Bahia, executado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e os nove municípios participantes, com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

 

A premiação reconhece o trabalho de instituições que investem em projetos dedicados à preservação dos recursos hídricos em todo o Brasil. “Esse prêmio é um merecido reconhecimento do trabalho que os produtores rurais vêm fazendo no oeste baiano. Investimos em ações ambientais porque sabemos da importância que a água e o solo têm para a nossa atividade produtiva e para a população em geral”, disse Odacil Ranzi, presidente da Aiba. Ainda de acordo com o dirigente, o uso de água na agricultura está, a cada dia, mais racional e eficiente.

 

Esta edição do Prêmio ANA teve recorde de projetos, com 695 inscrições, de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Entre eles, 24 projetos foram selecionados para a final. Os oito vencedores – um em cada categoria – receberão o Troféu Prêmio ANA, por correio, e vão poder utilizar, pela primeira vez, o ‘Selo Prêmio ANA’, que atesta a qualidade do trabalho premiado.

Para Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente da Aiba, “a conquista do Prêmio ANA, por um projeto da região oeste, é uma demonstração da força de entidades como a Aiba e a Abapa”. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer à equipe técnica envolvida no trabalho e ressaltou que o sucesso da iniciativa é um grande exemplo de governança para o estado da Bahia, com inúmeros benefícios para o produtor rural, a sociedade e o meio ambiente.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também