Prêmio ANA: Oeste baiano concorre à premiação com projeto de recuperação de nascentes

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Prêmio ANA: Oeste baiano concorre à premiação com projeto de recuperação de nascentes

Será transmitida, a partir das 14h desta segunda-feira (22), a cerimônia de anúncio dos vencedores das oito categorias do Prêmio ANA 2020, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água. O oeste baiano tem um representante na final, na categoria ‘Organizações Civis’, com o Projeto de Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes na região oeste da Bahia.

Desenvolvido em parceria, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e os municípios participantes, nos últimos dois anos a iniciativa permitiu a promoção de ações de preservação de nascentes e educação ambiental no Oeste da Bahia. Desde o início, foram realizados serviços de cercamento, reflorestamento e implantação do Método Caxambu, considerando a necessidade de cada uma das 55 nascentes. Outras 210 foram identificadas para futuras intervenções.

Até o momento R$ 800 mil foram aplicados no projeto e, recentemente, a Prefeitura Municipal de Barreiras, Aiba e Abapa renovaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a realização de intervenções em mais 60 vertedouros. Ações são de grande relevância para o meio ambiente, também, devido à construção de barragens de contenção das águas das chuvas, ampliando os pontos de recarga do aquífero Urucuia e evitando o assoreamento das nascentes.

A premiação será transmitida no canal do YouTube da Agência (www.youtube.com/anagovbr).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também