Cartilha apresenta ações sustentáveis dos produtores rurais do oeste baiano

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Cartilha apresenta ações sustentáveis dos produtores rurais do oeste baiano

Os estabelecimentos rurais do Oeste baiano são tema de mais uma publicação lançada pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A nova cartilha do empreendimento rural, como ficou conhecida, traz um panorama sobre a sustentabilidade rural conduzida no campo, tanto nas áreas consolidadas e de produção, quanto nas que são destinadas à conservação e preservação.

A diretora de Meio Ambiente e Irrigação da Aiba, Alessandra Chaves, ressalta que o material tem importante papel na orientação dos produtores durante o processo de regularização de suas propriedades. “A cartilha traz um retrato dos empreendimentos rurais na região, demonstrando a relevância da regularidade nos quesitos ambiental, econômico e social, além da necessidade de adotar boas práticas, com detalhamento sobre sustentabilidade, eficiência e tecnologia presentes no campo, que ultrapassam as fronteiras regionais”.

A Cartilha apresenta o cenário regional, com destaque para os números da adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que na Bahia é denominado Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Os números apresentados na publicação revelam que os remanescentes conservados, preservados ou em processo de recuperação, encontrados na região oeste da Bahia (com um total de 14,4 milhões/ hectares), estão em áreas privadas, nos empreendimentos rurais, em sua maior proporção como: Reserva Legal (RL), Áreas de Preservação Permanente (APP) e outros remanescentes de vegetação nativa.

Para o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, é importante falar sobre o cumprimento da legislação e da adoção de práticas conservacionistas em todo processo produtivo. Ele lembra, que os produtores já desenvolvem, em parceria com as entidades representativas do agronegócio, ações voltadas à conservação do solo e da água; manutenção de estradas; programas de prevenção contra incêndios; gestão de resíduos, preservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.

O documento está disponível, e pode ser baixado de forma gratuita através do link:

Confira agora em https://aiba.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Cartilha-Empreendimento-Rural.pdf

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também