Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural forma mais duas turmas de alunos

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Jovem Aprendiz > Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural forma mais duas turmas de alunos

pja - CAPAMais 58 jovens de Barreiras foram certificados pelo Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural, nesta sexta-feira (6). Com estes, já são 150 alunos que concluíram o curso realizado pela Aiba, através do Instituto Aiba; em parceria com o Cetep, Codevasf, Senar/Faeb, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho.

Durante 10 meses, os jovens tiveram aulas teóricas e práticas sobre Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, dentre outras disciplinas. Na Fazenda Modelo, eles puderam ter contato com a terra e aprender técnicas de plantio, além a operar equipamentos agrícolas. Agora, eles já estão aptos para atuar profissionalmente no campo.

“A estrutura da Fazenda, os instrutores e o método de ensino são ótimos. Isso nos proporcionou muita bagagem. Saímos daqui com o conhecimento necessário para aplicar nas propriedades que iremos trabalhar”, disse Felipe Montalvão, de 18 anos, que já é técnico em agropecuária e também aluno do curso, que, segundo ele, lhe fez ter certeza da área que pretende atuar.

Para o presidente do SPRB, Moisés Schimidt, o programa, além de cumprir a sua função social de capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho, é motivo de orgulho, já que o seu modelo é referência no Brasil. “Observamos nesta 5ª e 6ª turma que demos um passo muito grande em evolução e isso tem repercutido positivamente, a ponto de outros estados tomarem a nossa metodologia como base. Fico feliz em ver tanto jovem se interessar pela atividade do agronegócio, e saber que indiretamente os ajudamos a trilhar seus caminhos profissionais, dando régua e compasso para isso. E tanto confio no modelo de profissionalização que adotamos que, enquanto produtor, vou absorver um dos alunos desta turma em minha fazenda”, pontuou.

Segundo o MTE, Liana Carvalho, o Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural atende a Lei 10.097/2000 que determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de jovens aprendizes.

Para a realização do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural, no Oeste da Bahia, foi necessária a participação de diversos parceiros. Sob a coordenação da Aiba, o Cetep e o Senar ofereceram a capacitação, a Codevasf cedeu o terreno para a implantação da Fazenda Modelo e o Ministério do Trabalho possibilitou recursos, através do sistema de compensação, para o início do projeto. Paralelo a tudo isso, os produtores associados da Aiba também investiram recursos para a infraestrutura, doaram equipamentos e maquinário e estão custeando o programa através do pagamento de matrículas.

“Todos os resultados que estamos vendo aqui são frutos dos esforços dessas entidades citamos e dos profissionais que acreditaram no projeto e no potencial dos alunos”, enfatizou o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, ressaltando que o programa pretende abrir, em junho, mais quatro novas turmas, sendo duas no turno matutino e duas no vespertino.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também