Na presença de governadores, ministros, senadores e deputados federais, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e a presidente Dilma Roussef assinaram, na última quarta-feira (06), um decreto que institucionaliza o Matopiba, dando o pontapé inicial para a criação da Agência de Desenvolvimento desta região. Durante seu pronunciamento, a presidente Dilma Roussef elogiou os produtores rurais pela luta diária e da importância da nova fronteira agrícola do país, o Matopiba. ”A proposta do Matopiba é arrojada como é arrojada a ministra Kátia Abreu”, discursou Dilma Roussef.
Na próxima semana, a ministra Kátia Abreu deve fazer o lançamento da Agência de Desenvolvimento, começando pelo Tocantins, indo ao Piaui, Maranhão e Oeste da Bahia.
A região
O Matopiba é formado por parte dos Estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e Bahia (18%). A região é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos prevista para o país na safra 2014/2015 (dados IBGE/Conab); um Produto Interno Bruto estimado, com base nos dados do IBGE/2010, de R$ 53,4 bilhões e abrange 337 municípios num total de 73 milhões de hectares.
“Esta é a última fronteira agrícola que terá oportunidade de contar com o apoio do Estado. Mas não é o apoio protecionista, é o apoio em logística, infraestrutura e energia”, afirmou Katia Abreu.
Segundo a ministra, a região tem conseguido expandir sua produtividade sem aumentar o desmatamento devido ao maior investimento em tecnologia na pecuária e ampliação da produção de grãos.
“A gente observou que de 40, 45 anos para cá, as regiões de agricultura foram nascendo isoladamente, mas a logística não as acompanhou. Houve um certo abandono e a população local ficou à margem. Queremos reverter isso e ajudar esses produtores pequenos a migrarem para a classe média”, explicou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fonte: Site Kátia Abreu / Foto: MAPA
Deixe um comentário