O agricultor baiano tem apenas seis meses para regularizar ambientalmente sua propriedade. Para isso, é necessário que ele faça o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) até maio de 2015. O Cadastro é obrigatório e, caso não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos.
O cadastramento é feito apenas pela internet através do site www.sistema.seia.ba.gov.br. Entretanto, antes de dar início ao processo, é preciso ter em mãos o documento de posse ou propriedade; dados de reserva legal, APP, área produtiva e passivos; dados do responsável técnico; localização geográfica do imóvel e informações gerais como ITR/ Receita Federal. Todos os documentos devem estar autenticados e digitalizados.
Devido à importância do cadastramento, a Aiba está oferecendo o serviço de assessoria para realização do Cefir ao produtor-associado. Para agendar o atendimento, o produtor deve ligar para o telefone (77) 3613-8027 (diretoria de Meio Ambiente).
Ao finalizar o Cefir é importante que o proprietário assuma as informações prestadas, uma vez que será gerada uma senha com a qual, e só através dela, o produtor poderá ter acesso às informações cadastradas.
Na Bahia, já foram cadastrados 5,5 milhões hectares, sendo que 4,1 milhões estão no Oeste da Bahia. Isso reflete diretamente a preocupação do produtor da região em regularizar ambientalmente sua propriedade.
Ascom Aiba
Deixe um comentário