13 de outubro de 2014

Exportações baianas registram crescimento pelo segundo mês consecutivo

expAs exportações baianas alcançaram, em setembro, US$ 1,038 bilhão, recorde em 2014, superando em 1,8% o volume de igual mês do ano passado. A boa safra agrícola colhida na Bahia, este ano, contribuiu para o incremento das exportações no mês, de acordo com informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Em setembro, houve aumento no embarque de soja (113%), algodão (83%), café (29%), cacau (4,5%) e fumo (2,3%), mesmo com a forte queda nas cotações dos grãos no mercado internacional. A recuperação, mesmo que tímida, da economia americana nos últimos meses, também favoreceu o aumento das vendas dos produtos químicos/petroquímicos de 30%, no mês, e de 33% no terceiro trimestre.

Ainda segundo a SEI, as importações registraram queda de 8,9% em setembro, influenciadas pela redução na compra de bens intermediários. A redução de 64% nas compras de combustíveis em setembro, em relação ao igual mês de 2013, também contribuiu para a queda das importações no mês passado.

Fonte: Secom Bahia