23 de setembro de 2021

Dirigentes agrícolas do Oeste baiano acompanham o trâmite de projetos em Salvador

Representando a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o presidente Odacil Ranzi, o vice-presidente Moisés Schmidt e a diretora de Meio Ambiente e Irrigação, Alessandra Chaves, cumpriram uma intensa agenda, voltada para o setor agropecuário, em Salvador, entre os dias 20 e 21 de setembro. Na oportunidade, a comitiva participou de reuniões e debates em órgãos de governo e uma entidade de classe. 

“Nossa programação na capital baiana foi extensa, porque aproveitamos para acompanhar o andamento de processos e projetos que tramitam nos órgãos estaduais. Além do mais, é foi momento propício para articularmos, junto à nossa base de apoio, a defesa dos temas de interesse do  setor agropecuário em diversas frentes”, explicou Odacil. “Estamos, também, dando continuidade aos acordos firmados com o governador Rui Costa, na visita que ele fez à nossa região”, finalizou.

 

PROGRAMAÇÃO

No primeiro compromisso, os dirigentes se reuniram com técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), para tratar da problemática da divisa BA/TO. 

Ao lado do presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, e do diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, o presidente da Aiba participou, também, do Comitê Técnico Regional (CTR) do algodão. Vale salientar que, nesse encontro, todas as proposições do setor foram atendidas.

No Inema, avançaram nas tratativas sobre a adesão ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). 

O Projeto de Lei nº 21.314/2015, que tem o objetivo de proibir a pulverização aérea no Estado da Bahia, foi o tema do debate realizado na Faeb, com a participação dos dirigentes oestinos, e do presidente da entidade, Humberto Miranda, a vice-presidente Carminha Missio, os deputados estaduais Jusmari Oliveira, Vitor Bomfim, Paulo Câmara e Eduardo Salles.

Houve tempo, ainda, para uma passagem pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), para uma rápida conversa de aproximação com o chefe da pasta, Nelson Leal, momento em que o presidente da entidade agrícola foi convidado a participar de uma comitiva que visitará os Emirados Árabes, no mês de outubro. Segundo Odacil Ranzi, a decisão sobre essa visita, deve ser tomada nos próximos dias pela diretoria da instituição.

Ascom Aiba