Estudantes disputam vagas no Programa Jovem Aprendiz na Área Rural

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Levantamento de Safra > Estudantes disputam vagas no Programa Jovem Aprendiz na Área Rural

IMG_3530 Pelo menos 300 jovens, de 18 a 23 anos, compareceram à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entre terça-feira (2) e quarta-feira (3), para participar da seleção do programa Jovem Aprendiz na Área Rural, desenvolvido pelo Instituto Aiba, no Oeste da Bahia. Alguns candidatos foram encaminhados pelo Sine Bahia. Já outros vieram por iniciativa própria, ao tomarem conhecimento do processo seletivo através das mídias sociais.

Para o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, a grande procura por uma das vagas reflete o interesse do jovem da cidade pelas atividades do campo e também a credibilidade da entidade que teve essa iniciativa.

“Os jovens têm a consciência de que o agronegócio é a principal atividade que movimenta a economia da nossa região e, consequentemente, a que mais emprega. Ávidos por conseguirem o primeiro emprego, eles já voltam seus olhares para as atividades rurais. E a proposta do projeto é justamente qualificar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho, proporcionando aos mesmos cidadania e dignidade, através de uma profissão”, disse Helmuth.

Os inscritos foram entrevistados pelos gestores de RH das fazendas e os classificados serão convocados para contratação e devidamente remunerados, com carteira assinada. Durante dez meses, os aprendizes passarão por uma formação técnico-profissional na Fazenda Modelo, onde executarão, em um ambiente protegido, atividades práticas, atendendo as exigências da legislação vigente.

As aulas no curso de “Aprendizagem em Supervisão Agrícola” iniciam no próximo dia 23 de fevereiro. Além das disciplinas convencionais, os alunos estudarão Segurança no Trabalho, Legislação Ambiental e Trabalhista, Controle de Produtividade, Cultivares, entre outras. A capacitação fica a cargo do Senar.

O Projeto Jovem Aprendiz na Área Rural é uma realização da Aiba/Iaiba, em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Fundeagro, Codevasf, Ministério Público e Ministério do Trabalho. O intuito é de formar recurso humano para a área rural e inserir o jovem vulnerável no mercado de trabalho. Desde a sua criação, em 2013, o programa já certificou seis turmas, totalizando mais de 90 jovens capacitados.
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental, ou estar cursando o ensino médio, além de ter aptidão para as atividades do campo.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também