Para fortalecer as ações de monitoramento e de manejo fitossanitário nas lavouras de soja da Bahia, a equipe técnica do Programa Fitossanitário da Soja da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participou de importantes reuniões técnicas durante a programação do X Congresso Brasileiro de Soja (Mercosoja), realizado em Campinas (SP), entre 21 e 24 de julho.
Em reunião com a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy, que é doutora em Fitopatologia, a equipe discutiu as principais intercorrências fitossanitárias da última safra e as estratégias de manejo que vêm sendo adotadas no estado. Segundo a pesquisadora, as ações implementadas pelo programa na Bahia demonstram resiliência e resultados positivos, sendo referência em nível nacional.

Em outras discussões partilhadas com as coordenações dos Programas Fitossanitários da soja e do algodão da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foram reforçadas a importância da atuação integrada entre entidades públicas e privadas para garantir a sanidade das lavouras.
Entre os principais temas abordados nos encontros ganham destaque, o controle de doenças, o uso sustentável de defensivos agrícolas e a ampliação do monitoramento fitossanitário como estratégia para reduzir riscos e perdas na produção.

Para o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior, o congresso é uma oportunidade única de integração entre pesquisa, tecnologia e produção. “Traz soluções reais para os desafios do campo, desde novas tecnologias e políticas públicas. Além disso, a presença de pesquisadores, produtores e profissionais internacionais contribuem para a troca de conhecimentos e de experiências para benefícios da cadeia”, afirmou o gerente.
Reconhecido como um dos principais fóruns técnicos e científicos do setor agrícola, o Congresso Brasileiro de Soja reúne especialistas, produtores, consultores e representantes de instituições públicas e privadas do Brasil e do Mercosul.
Assessoria de Imprensa Aiba – 23.7.2025
Deixe um comentário