Aiba marca presença na Passarela da Soja e do Milho 2018

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba marca presença na Passarela da Soja e do Milho 2018

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) participou da 19ª edição da Passarela da Soja e do Milho, que aconteceu neste sábado (03), no Campo Experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães. Com o tema ‘Agronegócio: A força da nossa região’, o evento, que é um dos mais esperados do segmento, contou com a presença do presidente da Aiba, Celestino Zanella, e do vice-presidente, Luiz Pradella, além da participação de produtores, estudantes, consultores e público em geral. O intuito é compartilhar conhecimento e tecnologia com os produtores da região.

Segundo o vice-presidente da Aiba, Luiz Pradella, é muito importante para o setor produtivo conhecer os trabalhos desenvolvidos no oeste baiano, na área de pesquisa e tecnologia. “É um dia que tiramos para conhecer as novidades do setor e as variedades de soja com resistência a nematoides em ciclos diferentes, sendo mais uma possibilidade para o produtor dentre de tantas variedades. E estamos vendo uma presença boa de produtores, empresas e agora estudantes. Então a oportunidade é grande para falarmos com outras pessoas da sociedade para entenderem melhor o que é o agronegócio e o que ele representa para região”, disse Pradella.

Entre as novidades apresentas durante a Passarela a que chamou mais atenção foi o novo laboratório de Diagnóstico Fitossanitário da Fundação BA, Nemafito. No novo laboratório será possível fazer identificação e quantificação de nematoides fitoparasitas em amostras de solo e raiz; determinação das espécies de Meloidogyne (nematoide das galhas) por padrões enzimáticos – Método mais preciso; determinação de raças do nematoide de galhas (Meloidogyne.sp); determinação de raças do nematoide dos cistos (Heterodera glycines); quantificação de cistos (Heterodera glycines) no solo.

A programação foi subdividida em quatro estações. Em uma delas o professor da UFV e coordenador da pesquisa, Everardo Mantovani, apresentou para o público o projeto sobre o potencial hídrico do oeste da Bahia – Tema que foi debatido durante o I Seminário Internacional de Pesquisa Científica para Políticas Públicas de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, apresentado em Salvador e posteriormente em Barreiras.

Além de palestras que trataram sobre tecnologias, sustentabilidade e rentabilidade, nas estações técnicas foram montados plots demonstrativos, de Cultivares BRS, Vitrines tecnológicas, Vitrines Tecnológicas e Variedades Comerciais de Soja e Milho. A Passarela é realizada pela Fundação Bahia e Embrapa, e conta com o apoio da Aiba, Abapa e Prodeagro.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também