Setor produtivo faz nova cessão de equipamentos para unidades de saúde de Barreiras

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Setor produtivo faz nova cessão de equipamentos para unidades de saúde de Barreiras

As doações efetuadas por agricultores, pecuaristas, empresários e sociedade civil, sob a coordenação do Instituto Aiba (Iaiba), continuam gerando benefícios para as iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus na região oeste da Bahia. O município de Barreiras recebeu, nesta quinta-feira (13), mais um lote de equipamentos para serem instalados no Pronto Atendimento Coronavírus e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, acompanhando a ampliação que vem sendo realizada pela gestão municipal, com o objetivo de garantir maior capacidade de atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19.

No ato de entrega, realizado no pátio do Hospital Eurico Dutra, foram repassados para o município mais cinco monitores multiparamétricos. “Mais uma vez, os produtores, associados e colaboradores deram exemplo de generosidade, demonstrando que cultivam mais que alimentos, mas também solidariedade. Seguimos nosso trabalho, melhor equipados, preparados e pedindo sempre que nossos cidadãos usem máscaras, higienizem as mãos e só saiam de casa em casos de extrema necessidade, pois esse conjunto de ações coletivas ajudará a vencer essa pandemia”, disse o secretário municipal de saúde, Anderson Vian.

Os dispositivos, cedidos em forma de comodato, podem ser adaptados a diversos ambientes, desde a triagem até unidades de terapia intensiva de alta complexidade. Além de oferecer um conjunto fixo de avaliações de parâmetros como ECG (eletrocardiograma), oximetria, pressão não invasiva, respiração e temperatura, permitem a implementação, por meio de acessórios e módulos, de diversas opções de monitoramento de parâmetros extras, como PI, débito cardíaco, capnografia, Oximetria Nellcor Oximax, CO-Oximetria Masimo e analisador de agentes anestésicos.

“É triste vermos a situação de tantas pessoas que estão sofrendo com essa doença. Os produtores têm sido parceiros nessa e outras lutas pelo bem-estar da nossa população”, comentou o produtor Valter Gatto, relembrando diversas doações e campanhas em prol da melhoria em unidades de saúde, com a participação do setor agropecuário. Hélio Hopp, outro produtor que participa da ação, alertou para a necessidade de a sociedade se unir para ajudar no combate ao Sars Cov-2. “Com o aumento do número de casos, foi necessário ampliar a quantidade de leitos e equipamentos. Estamos fazendo parte desse esforço, doando mais cinco monitores. É importante dizer que toda a sociedade precisa continuar contribuindo para vencermos essa doença”, afirmou.

Na ocasião, a diretora administrativa do Hospital Eurico Dutra, Kátia Sales, informou também a ampliação da capacidade de testagem do município para a Covid-19, com a criação de um laboratório que vai funcionar na sede da unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também