Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Oeste da Bahia é palco de evento sobre Agricultura Sustentável - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Oeste da Bahia é palco de evento sobre Agricultura Sustentável

Publicado em: 05/08/2019 11:42:16

É a vez de a região do Oeste da Bahia identificar gargalos e propor soluções para a agricultura local. No próximo dia 21 de agosto, o município de Luís Eduardo Magalhães vai receber mais uma edição do Fórum de Inovação em Agronegócio, que é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) desde 2015, de forma itinerante, pelas diferentes regiões do país discutindo questões e soluções acerca da Agricultura Sustentável.

Na pauta de discussões, assuntos levantados por entidades estaduais a partir de demandas de seus próprios produtores associados: AIBA, Fundação AIBA, Fundação BA, ABAPA e Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães. O tema Índice Participativo de Qualidade do Sistema Plantio Direto (IQP) será o tema da abertura dos trabalhos, quando haverá apresentação do panorama das ações da FEBRAPDP em torno dessa questão. Na sequência, o agrônomo e produtor rural Eduardo Manjabosco apresentará os resultados que vem obtendo com as boas práticas no manejo Agricultura-Pecuária “Meu pai começou a plantar na BA há trinta anos. Eu trabalho nessa fazenda desde 1999. Adotamos a Integração Lavoura Pecuária em 2007. Os benefícios da ILP são: aumento da produtividade de soja, mais um produto para nos vendermos (boi), melhora na qualidade do SPD, melhora no fluxo de caixa pela data da venda dos bois, maior ciclames de nutrientes, etc.” Nessa palestra o participante saberá que fazer ILP e palhadas é muito importante para o cultivo da soja no oeste da BA, principalmente nas regiões mais sujeitas a veranico.

O professor e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos de Moraes Sá (Juca Sá), com vasta experiência na região, abordará os temas Construção da Matéria Orgânica e da Fertilidade do Solo em Solos Arenosos e Balanço de Carbono e Estratégia de Fertilização Visando Sistemas de Produção Sustentáveis em SPD.

Destaque especial para a palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados Éder Martins, que irá falar dos remineralizadores de solo, mais precisamente sobre o Uso de Pó de Rocha na Agricultura. “Vamos falar sobre os novos insumos que são derivados que são as rochas silicáticas, que hoje, com determinada composição química e mineralógica, podem ser utilizadas na agricultura como remineralizadoras de solo e fertilizantes naturais”, diz o pesquisador.

Martins explica ainda que os realizadores de solo, não só fornecem parte dos nutrientes necessários para a biota e as plantas, como também melhoram as características as físicas, químicas e biológicas deste solo, formando novos minerais que são derivados do biointemperismo dos minerais das rochas aplicadas e estimulando ainda as plantas a produzirem mais raízes. No final das contas, além dos nutrientes que são importantes para o desenvolvimento das plantas, esses agrominerais fornecem também o silício, que tem uma série de mecanismos de proteção e melhoram a eficiência do uso da água nas plantas.

“Os agrominerais vieram para complementar e eventualmente substituir determinados tipos de fertilizantes que são solúveis e dos quais nós somos dependentes. Além disso, esse tipo de insumo melhora eficiência de uso de nutrientes. E como a gente sabe que a eficiência de uso de nutriente é muito baixa no Brasil, seja de fósforo, potássio ou nitrogênio, dos quais somos muito dependentes”, destaca.

A especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Rúbia Franciosi, encerrará o bloco das palestras com o instigante tema do Poder da Autorresponsabilidade nos Negócios.

No período da tarde, haverá visita às quatro estações do dia de campo na área experimental da Fundação Bahia no complexo da Bahia Farm Show.

O Fórum Inovação em Luís Eduardo Magalhães tem vagas limitadas e as inscrições custam R$ 100,00. O encontro acontece no espaço da Fundação Bahia dentro do complexo Bahia Farm Show: Pavilhão B do Centro de Treinamento da Abapa, localizado na BR 020/242, S/N, Km 50,7.

Inscrições https://febrapdp.org.br/forum10.

Redação FEBRAPDP