Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - MPT conhece ações do agronegócio no Oeste da Bahia - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

MPT conhece ações do agronegócio no Oeste da Bahia

Publicado em: 05/11/2019 9:20:13

Os projetos desenvolvidos pelo setor produtivo nas áreas ambiental, social, de infraestrutura, logística, fitossanitária e de pesquisa despertaram o interesse do Ministério Público do Trabalho, a ponto de o órgão fiscalizador querer conhecer de perto as ações e seus impactos na sociedade. Recém-chegado a Barreiras, o procurador do MPT, Hélio Cardoso, fez questão de estreitar laços com o setor – um dos que mais emprega na região. Para tanto, ele visitou, nesta segunda-feira (14), a sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Fazenda Modelo Paulo Mizote – ambiente controlado, mantido por entidades do agronegócio, voltado para a formação de jovens aprendizes na área rural.

A visita foi conduzida pelo superintende do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, que ressaltou a importância da proximidade do órgão público com a iniciativa privada, não só na concepção e execução de programas de aprendizagem, mas também como principal mediador das relações entre empregados e empregadores.

“É primordial apresentarmos nossas práticas laborais, tanto na saúde do trabalhador rural quanto na inserção do Jovem Aprendiz na Fazenda Modelo. Nosso desafio não é apenas aumentar o número de jovens contratados, mas também estruturar a Fazenda Modelo no Perímetro Nupeba, em Riachão das Neves, sendo a segunda unidade da fazenda escola, com um viés voltado especificamente para a produção leiteira e frutífera. Deste modo, capacitaríamos mais jovens e teríamos todos os perímetros irrigados com produção constante, com órgãos apoiadores e reguladores, a exemplo do Ministério Público do Trabalho e da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Essa é a ideia, unir forças com legalidade”, contextualiza Kieckhöfer.

Acompanhado pelo diretor Administrativo da Aiba, Valter Gatto; do supervisor de produção da Fazenda Modelo, Valmir Junior; e pela advogada do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Gabriela Cerqueira, o procurador visitou as dependências da Fazenda Escola, percorrendo as salas de aulas e de informática, cozinha industrial e o laboratório de fitopatologia/entomologia, onde os alunos aprendem na prática sobre as pragas, fungos e doenças da soja, algodão e milho. O representante do MPT ainda conheceu a área da lavoura, com plantações das principais culturas da região, além de legumes e hortaliças, designadas como plantio de agricultura familiar.

Impressionado com a estrutura do local e a dimensão do projeto, viabilizado pela parceria do Instituto Aiba com o Ministério do Trabalho, Senar/Faeb, SPRB, Cetep e Codevasf, o procurador avaliou positivamente a visita, com destaque para a Fazenda Modelo. “É extremamente gratificante, na condição de Procurador do Ministério Público, lotado recentemente na cidade de Barreiras, me deparar com essa amplitude de projeto que oportuniza a empregabilidade e o trabalho digno. É através dessa empregabilidade que o jovem concretiza o direito fundamental à profissionalização, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Que essa ideia se perpetue com longevidade”, elogia.


Ascom Aiba