Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Governo adia obrigatoriedade de seguro rural - Aiba | Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Governo adia obrigatoriedade de seguro rural

Publicado em: 25/06/2014 9:58:23

governoO governo federal atendeu o pleito das entidades representativas do agronegócio e adiou a obrigatoriedade do seguro rural agrícola para julho de 2015. No lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015, em maio, a presidente Dilma Rousseff havia se comprometido a modificar o prazo, anteriormente estabelecido para 1º de julho deste ano.

“A prorrogação deste prazo nos dá tempo para trabalhar, junto com o Ministério da Agricultura, na elaboração de um seguro rural mais interessante para o produtor rural. O que temos atualmente é um produto caro e com dificuldade de acesso em caso de sinistro”, diz o gerente da Comissão de Política Agrícola da Aprosoja-MT, Frederico de Azevedo e Silva.

A Resolução 4.336/2014 foi publicada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no dia 20 de junho. No documento, está determinado que o crédito de custeio agrícola deverá ser contratado obrigatoriamente com seguro rural até o limite de R$ 300 mil a partir de 1º de julho de 2015. Atualmente, esta obrigatoriedade se aplica apenas ao custeio vinculado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Fonte: Grupo Cultivar