Soja Plus ganha reforço na Bahia com novas parcerias

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Soja Plus ganha reforço na Bahia com novas parcerias

Convênio de parceria foi assinado entre Abiove, Aiba, Aprosem e Sindicato de Luís Eduardo Magalhães

O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, está fortalecido no oeste baiano, principal produtor de soja do estado, com convênio de parceria assinado entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba (Aprosem) e o Sindicato de Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o gerente de sustentabilidade da Abiove e coordenador nacional do Soja Plus, Bernardo Pires, com a parceria, o programa ampliará as suas iniciativas, principalmente as voltadas para a governança socioambiental no bioma Cerrado. A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é protagonista nas discussões sobre governança no Cerrado. E a Bahia, entre os quatro, é o principal estado agrícola.

Iniciativas – O Soja Plus, programa oferecido sem custos para os produtores rurais, capacita-os a realizar uma melhor gestão econômica e ambiental da fazenda e a atender os requisitos das legislações social e trabalhista brasileira. Com a parceria entre as quatro instituições do agronegócio, serão fortalecidas, entre outras, as seguintes iniciativas:

– mobilização de produtores para receberem visitas técnicas do Soja Plus;

– promoção de cursos em parceria com o Senar-BA, treinamentos e dias de campo;
– distribuição de material técnico e didático, como cartilhas, folders, cartazes de divulgação e placas informativas sobre saúde, segurança do trabalho e meio ambiente;
– promoção de seminários anuais em nível federal e estadual na Bahia;
– monitoramento dos indicadores de desempenho das ações empreendidas.

Soja Plus Brasil em números – O Soja Plus está implementado em quatro estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Nesses quatro estados, 1.322 fazendas receberam duas visitas técnicas e a aplicação de check list com 180 indicadores. No total, o programa reúne propriedades que produzem 7,2 milhões de toneladas de soja. Entre 2011 e 2017, foram realizados R$ 14 milhões de investimentos, e 2.384.292 hectares de soja foram verificados.


Para outras informações sobre o Soja Plus Bahia, clique em:

www.sojaplusbahia.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.