Foi realizado entre os dias 04 e 08 de maio, o treinamento de prevenção e combate a incêndios florestais na região Oeste da Bahia. Intitulado como Projeto Cerrado, o programa é uma ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com recursos do Banco Mundial e Ministério do Meio Ambiente (MMA) e apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
Estão previstos quatro cursos de capacitação, que estão sendo realizados pelo Programa Formar da Sema, tendo como municípios alvos: Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, São Desidério e Barreiras. O público que participa do programa são brigadistas voluntários da região, profissionais da prefeitura e entidades locais interessadas no combate e prevenção a incêndios florestais.
Para o Diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo, o Projeto Cerrado contribui e muito para o Oeste Baiano, visto que sempre no segundo semestre o índice de focos de incêndios aumenta na região.
O curso que foi realizado no Hotel Solar, teve duração de 40 horas teóricas e uma aula prática, e contou com instrutores do Corpo de Bombeiros além da coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim.
“A cada ano que passa mais pessoas procuram o curso e todos participam com muito entusiasmo, mesmo sendo participação voluntária”, destacou Fabíola.
Fonte: Ascom/Sema
Deixe um comentário