A segunda etapa de recebimento itinerante promovido pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) através da Central Campo Limpo de Barreiras, com o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) no oeste baiano, recebeu 2.912 quilos de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A ação, que consiste na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento espalhadas pelo Brasil como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores e pecuaristas, aconteceu nos dias 18 a 20 de abril, envolvendo propriedades localizadas nos perímetros irrigados de Nupeba, Barreiras Norte e Riacho Grande, implantados e geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no município de Barreiras.
Além do suporte de órgãos reguladores e fiscais, a iniciativa contou com apoio da secretaria de meio ambiente de Barreiras – fundamental para aumentar a capilaridade do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) naquela região. O material devolvido pelos produtores e pecuaristas foi encaminhado para a unidade de Barreiras onde receberá a destinação correta, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.
Atualmente, a Aciagri gerencia três centrais Sistema Campo Limpo no oeste baiano: Barreiras – maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande. Para 2017, a meta é retirar do meio ambiente 2.816 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Agenda – Segundo a gerência da Central de Barreiras, outros cinco municípios do oeste baiano e do Vale do Rio Grande serão atendidos pela ação, sendo eles: Cristópolis, Cotegipe, Baianópolis, Santa Rita de Cássia e Riachão das Neves.
Ascom Aciagri
Foto: Divulgação Central Barreiras
Deixe um comentário