Programa de recuperação de nascentes do Oeste da Bahia será ampliado

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Programa de recuperação de nascentes do Oeste da Bahia será ampliado

Iniciativa concorre a premiação nacional

Com intervenção em mais de 60 nascentes, em nove municípios da região, o projeto que identifica, preserva e recupera nascedouros será expandido. Conduzida pelas Associações de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a iniciativa contou, nesses dois anos de implantação, com o apoio da Prefeitura de Barreiras, que acaba de renovar a parceria, através de um aditivo do Acordo de Cooperação Técnica. O documento que prevê a ampliação das ações foi assinado pelo presidente da Aiba, Odacil Ranzi, e pelo prefeito Zito Barbosa, em reunião na sede da Associação.

Com o intuito de garantir a segurança hídrica, através da produção sustentável, já foram investidos, desde o início do projeto, em 2018, cerca de R$ 800 mil para catalogar, diagnosticar e cuidar de nascentes. Ao todo, foram identificados 210 olhos d’água onde podem ser desenvolvidas futuras intervenções para proteção ou recuperação destes importantes pontos de recarga dos rios e do aquífero da região. Além das ações de preservação, os técnicos levam educação ambiental às comunidades ribeirinhas, promovendo a participação dos moradores locais.

Os resultados alcançados são tão positivos que o projeto baiano está entre 24 finalistas do Prêmio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e entre os três finalistas na categoria, cujo resultado será divulgado no próximo dia 22 de março, nas comemorações do Dia Mundial da Água.
O prêmio da ANA busca reconhecer iniciativas que se destacam pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável.

Estiveram presentes na reunião representantes da Diretoria Eleita; a diretora de Meio Ambiente e Irrigação, Alessandra Chaves; técnicos da Associação e o Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras e também presidente do Comitê da Bacia do Rio Grande, Demostenes Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.