O Programa Agro Plus, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), recebeu o Selo de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que reconhece o trabalho realizado nas áreas de capacitação e de assistência técnica. O selo BPA garante a agricultores participantes do programa em mais de 10 mil fazendas atendidas no Brasil, o acesso a taxas de juros diferenciadas em operações de custeio aos benefícios do Plano Safra 2025/26, oportunidade para melhorar a produtividade e competitividade no mercado.

Em mais de 10 anos de existência o Agro Plus já atendeu a uma média de 8,5 milhões de hectares de diversas culturas, incluindo soja, milho, café, algodão, trigo, pecuária, cana, cacau e sistemas agroflorestais. Além disso, o programa recebeu investimentos de R$ 57 milhões, o que demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil.
O programa na Bahia
Na Bahia o programa é coordenado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e foi criado em 2015 ainda sob outra denominação: Soja Plus. Ao tornar-se Agro Plus Bahia, ampliou sua atuação para novas cadeias produtivas como fruticultura e pecuária, além da soja, e atua na qualificação da produção agrícola ao promover boas práticas agrícolas, segurança no campo e sustentabilidade com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba (Aprosem), Senar/Bahia e o Banco do Brasil.

Hoje, o programa atende propriedades em diversas regiões do estado, com foco na melhoria contínua da gestão rural, na adequação às normas reguladoras e impacta mais de 400 propriedades na Bahia em 15 municípios, o que representa cerca de 18% da cadeia verificada nacionalmente. “O programa trabalha com 235 indicadores que avaliam desde práticas agrícolas até saúde, segurança e gestão do trabalho. E o melhor, tudo isso sem custo adicional para o produtor associado da Aiba”, explica Aloísio Júnior, coordenador do programa na Bahia e gerente de Agronegócios da Aiba.

Como funciona o programa
Os técnicos do programa visitam as propriedades rurais para realizar o diagnóstico técnico. Colaboradores e associados da Aiba participam gratuitamente de capacitações ministradas nas propriedades rurais que aderem ao Agro Plus. Durante as capacitações realizadas para aperfeiçoar a gestão ambiental, social e econômica de cada propriedade, cada módulo oferece conteúdos direcionados à origem vegetal e também cursos de treinamentos voltados à segurança do trabalho.

O produtor rural Fuad Hakim, do município de Barra, destaca as contribuições do Agro Plus, desde sua adesão ao programa em 2022. “Gratidão ao Agro Plus que contribui de forma significativa para o fortalecimento da sustentabilidade e gestão no campo, garantindo o cumprimento das normas com máxima eficiência por meio de cursos como o de classificação de grãos e certificações para a fazenda. Recomendamos a todos os produtores, pois o programa abre novas possibilidades de parcerias com instituições financeiras e assegura melhores condições de crédito. Agradeço à Aiba pelo apoio constante e dedicação em promover conhecimento, capacitação e incentivo ao produtor rural. Tenho plena convicção de que, juntos, continuaremos avançando para um futuro mais produtivo, responsável e sustentável para o agronegócio da Bahia”, declarou o produtor.

Aiba e Agro Plus fortalecem ações na Chapada Diamantina
Como forma de apresentar as ações da Aiba e a implementação de atividades do programa Agro Plus Bahia, voltadas à promoção de boas práticas agrícolas, gestão rural eficiente e sustentabilidade no campo, entre os dias (2) e (4) a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participou de uma agenda técnica realizada no município de Ibicoara, região da Chapada Diamantina na Bahia.

A iniciativa foi conduzida pelo núcleo de Agronegócio da entidade agrícola, referência no desenvolvimento do agronegócio baiano. “A Aiba tem como missão apoiar o produtor rural em todas as etapas da cadeia produtiva, promovendo inovação, capacitação e responsabilidade socioambiental. A ampliação do Agro Plus em outras fazendas da Chapada Diamantina é um marco importante nesse processo”, concluiu Aloísio.

A agenda incluiu ainda a realização de diagnósticos técnicos em propriedades rurais com foco em indicadores de sustentabilidade e saúde e segurança do trabalho, além de apresentações institucionais para dirigentes do empreendimento, com a adesão ao programa Agro Plus Bahia. Para mais informações acesse os sites www.aiba.org.br e agroplusbrasil.com.br
Assessoria de Imprensa Aiba – 9.9.2025
Deixe um comentário