Funcionários de propriedades rurais de Roda Velha recebem curso NR-23 para a prevenção de incêndios e queimadas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Funcionários de propriedades rurais de Roda Velha recebem curso NR-23 para a prevenção de incêndios e queimadas

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Soja Plus, realizou o primeiro curso NR-23, em 2021, que é direcionado ao combate e proteção contra incêndios em propriedades rurais na região oeste. A capacitação, promovida em Roda Velha, no município de São Desidério, abre a sequência que vai atender outros quatro núcleos produtivos regionais.

O curso tem como objetivos prevenir princípios de incêndio, garantindo a saúde e segurança de todos envolvidos, bem como reduzir os danos materiais nas fazendas, além de instruir os participantes para combater queimadas, realizar primeiros socorros, coordenar evacuação de pessoas, acionar os serviços externos especializados e controlar os riscos de acordo com o local.

Na quinta-feira (05), a parte teórica do curso, que traz fundamentos e estratégias de combate às chamas foi ministrada ao público formado por trabalhadores e coordenadores de campo das fazendas. No segundo dia, foram realizados treinamentos práticos nas dependências da Fazenda Zuttion.

Renilton Ramos de Souza, funcionário da Fazenda California, aproveitou o momento para aprender mais sobre o tema. “Este curso é muito importante para saber o que realmente é a NR-23. Ele também ensina a salvar vidas, além de mostrar opções de como a empresa pode crescer fazendo tudo de forma correta”, disse.

A coordenação local do Programa Soja Plus, lembra a importância do curso nesse período. “Estamos em um momento de iminência de aumento de focos de incêndios no oeste baiano, devido ao clima seco que está se intensificando. Ressaltar, nesse curso, os cuidados nos focos iniciais e os pontos de origem do fogo, que geralmente começa em pequenas instalações, até tomar grandes proporções, de difícil controle”, enfatizou Aloísio Júnior.

Além desta, o cronograma traz mais quatro capacitações, em outras localidades estratégicas da região. O próximo encontro, exclusivo para associado da Aiba, será nos dias 12 e 13 de agosto, na fazenda Serrana, em Correntina, na comunidade de Rosário. Os cursos são realizados pela entidade agrícola em parceria com a Abiove, com o apoio da Porto Brasil extintores. Para acompanhar nossa agenda siga o perfil da Aiba no Instagram, @aibaoficial.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também