Identificação, requerimento e regularização das áreas favoráveis à exploração de cascalho. Este é objetivo do projeto de Regularização das Cascalheiras na Região do Cerrado, aprovado pelo Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro), e que vai contribuir para a estruturação das vias de acesso às propriedades agropecuárias do Oeste da Bahia. O investimento no projeto é da ordem de R$ 810 mil.
“O projeto, que será executado pela Aiba em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), contempla orientação e responsabilidade técnica fornecida por consultores especializados na área, atendendo as determinações legais ambientais”, disse Júlio Cézar Busato, presidente da Aiba.
A ideia é que, em breve, também sejam elaborados projetos para pavimentação das principais estradas vicinais da região, que serão desenvolvidos em sistema de Parceria Público Privada (PPP), onde produtores, municípios e o Prodeagro dividirão os custos. Com estas parcerias, somadas a Patrulha Mecanizada da Abapa, serão realizados serviços de base e aterro de estradas, somando cerca de 60% do custo da obra de asfaltamento. Este tipo de iniciativa já está sendo executada na Estrada da Soja em Roda Velha. O projeto foi aprovado pela Seinfra e está sendo executado com recursos da prefeitura de São Desidério e de produtores da região.
“Parece um sonho, mas o projeto total é de cerca de R$18 milhões sem a base inclusa. Com o projeto de Regularização das Cascalheiras, a base será feita e deverá diminuir quase pela metade esse valor, que será dividido entre produtores, prefeituras e Prodeagro. Um sonho que poderá se tornar realidade”, disse Busato sobre a Estrada da Soja.
A Aiba esta pleiteando junto aos agentes financeiros públicos e privados, recursos de longo prazo (mais de 10 anos), para que os produtores possam financiar sua parte no projeto e pagar como se fosse um investimento em calcário ou corretivos de solo. A recuperação das estradas reduzirá o custo com transporte, tanto na chegada de insumos como na saída da produção. Gerido pela Aiba, Abapa, Fundação BA, Seinfra e Seagri, o Prodeagro vai auxiliar no financiamento de obras de abertura de novos trajetos, recuperação e pavimentação de estradas.
Ascom Aiba
Deixe um comentário