A gestão sustentável no agronegócio foi tema de palestra realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerias, da qual participou o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato. Na ocasião, ele falou sobre os cuidados adotados com a irrigação no Oeste da Bahia e os desafios da sustentabilidade nas fronteiras agrícolas.
O evento, realizado na última quarta-feira (11), reuniu a comunidade acadêmica, pesquisadores e representantes de entidades ligadas ao agronegócio. Para falar sobre o gerenciamento de águas e irrigação, foi convidado o produtor rural e ex-executivo da AGCO, CNH e Valmont, Bernhard Kiep.
O encontro vai resultar na elaboração de um projeto de monitoramento do aquífero Urucuia e dos rios do Oeste da Bahia. O estudo, cujo objetivo é mensurar a real disponibilidade de água para a irrigação na região, será coordenado pelo professor Everardo Mantovani (UFV).
Além dos professores da UFVA, deverão participar do projeto pesquisadores de universidades baianas; da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos; além de técnicos da Aiba; Abapa; FBA; Sema; Seagri; CPRM e os comitês das bacias dos Rios Grande e Corrente.
Segundo Busato, este é o primeiro passo para garantir no futuro um sistema de monitoramento de nossos rios e aquífero, a fim de que o uso da água seja de uma forma segura, rentável e sustentável.
Ascom Aiba
Deixe um comentário