O combate ao trabalho infantojuvenil e a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade das áreas rural e urbana de Barreiras são o foco da mais nova parceria celebrada nesta terça-feira (2), entre a Prefeitura de Barreiras e o Instituto Aiba (Iaiba). O convênio assinado pelo prefeito Zito Barbosa e o diretor financeiro da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Hélio Hopp, beneficiará diretamente 80 famílias de jovens em idades entre 14 e 16 anos, que no contraturno escolar, participarão de atividades capazes de desenvolver habilidades e competências, e consequentemente, reduzir a vulnerabilidade social e a situação de trabalho infantil no município.
A proposta prevê a formação de duas turmas de jovens residentes em comunidades urbanas e duas de áreas rurais que receberão uma carga horária de 320 horas aula, divididas em quatro módulos sobre Formação Humanística; Educação Ambiental; Empreendedorismo Social; e Inserção nas Cadeias Produtivas Locais. Esses alunos terão ainda, uma bolsa mensal de R$ 300 como forma de incentivo para que permaneçam em suas comunidades de origem e lá, possam promover mudanças sociais, a partir de experiências e novas aprendizagens.
“Estas atividades são fundamentais para inserir socialmente crianças e adolescentes e tirá-los de situação de vulnerabilidade. Nossa secretaria estará na linha de frente, acompanhando a frequência dos alunos e os resultados, uma parceria que chega para somar e contribuir para a inclusão social”, destacou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo. Assim como ela, o prefeito Zito Barbosa reforçou a importância do convênio assinado e da união de esforços em prol do desenvolvimento de Barreiras.
“Sou um defensor das parcerias. Elas nos ajudam a conseguir avanços que levaríamos muito para alcançar sozinhos. Com as parcerias a gente consegue encurtar esse tempo. Certamente hoje assinamos não apenas um convênio, mas uma oportunidade de crescimento para nossas crianças e jovens, e a bolsa mensal oferecida dará ainda mais incentivo para que busquem bons resultados e sejam verdadeiros promotores de mudanças em suas famílias e em suas comunidades. Meu agradecimento à Aiba e ao Instituto Iaiba por mais esta parceria firmada”, disse Zito Barbosa.
O diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp acrescentou que ao final do período do Programa, um telecentro será montado e ficará em pleno funcionamento, beneficiando jovens e comunidade. “Nós agricultores, produzimos alimentos, mas também entendemos a importância de agir pelo social, com recursos do Iaiba e a contrapartida da Prefeitura de Barreiras vamos oferecer aprimoramento a estas crianças. No final de vigência do programa, um moderno telecentro equipado com computadores e acesso à internet ficará montado, em um local ainda a ser escolhido dentre as comunidades contempladas”, destacou.
Presentes ainda na celebração da parceria, a diretora de meio ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, o superintendente do Instituto Aiba (Iaiba), Helmuth Kieckhofer, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho e a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Denise Mesquita.
Dircom/PMB
Deixe um comentário